Como diminuir a ansiedade?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O que fazer para controlar a Ansiedade: 10 Dicas para diminuir as crises e controlar os pensamentos negativos

  1. Aprenda a meditar. ...
  2. Pratique exercícios físicos. ...
  3. Treine sua respiração. ...
  4. Distraia-se quando preciso. ...
  5. Invista na socialização. ...
  6. Revise sua rotina. ...
  7. Controle seus pensamentos. ...
  8. Priorize seu sono.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão.

Acompanhe nosso post e veja como inseri-las no seu dia a dia!

  1. Invista na meditação. ...
  2. Leia um livro. ...
  3. Pratique uma atividade física. ...
  4. Faça um passeio relaxante. ...
  5. Evite consumir notícias antes de dormir. ...
  6. Tenha uma boa noite de sono.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Sensação de fraqueza ou cansaço; Irritabilidade e mudanças de humor; Problemas gastrointestinais; Palpitações e desmaios.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Uma crise de ansiedade, também chamado de ataque de pânico, geralmente dura minutos, porém, pode acontecer de ter mais de uma crise por dia por vários dias. Os principais sintomas incluem aperto no peito, angústia, dificuldade para respirar, taquicardia, tremores, sudorese e sensação iminente de morte.

O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Durante uma crise de ansiedade, por exemplo, alguns especialistas indicam que os pacientes segurem uma pedra de gelo na mão. Dessa forma, a atenção passa a ser a sensação que o gelo causa na pele, desviando o foco dos sintomas da crise.

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.