Como devo comer a parte branca da melancia?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

“Ela possui mais fibra do que a própria polpa da melancia, então vale a pena usar torrado ou usar no suco para melhorar o funcionamento intestinal”, afirma Patricia Alves Soares, nutricionista.

A parte branca da casca da melancia também pode ser usada para fazer uma receita salgada: o refogado. Pode ser comido sozinho ou como acompanhamento de arroz, carne vermelha ou frango assado.

A parte branca da melancia, por exemplo, que faz parte da casca e não é consumida normalmente, melhora a irrigação sanguínea, aumentando, entre outras coisas, o desempenho sexual. As sementes, por sua vez, têm efeito anti-inflamatório e fortalecem o sistema imunológico.

Mas, o que pouca gente sabe é que a casca de melancia, quase sempre descartada, é rica em diversos nutrientes, principalmente em vitaminas e, por isso, pode ser uma boa ideia incluí-la na sua alimentação.

A casca da melancia, na parte interna e esbranquiçada, contém ingredientes adstringentes. Eles são importantes para a limpeza de pele, porque podem reduzir as células mortas que ficam acumuladas no corpo. Sendo assim, você pode utilizá-la para deixar sua pele com uma aparência rejuvenescida e revigorada.

Mas, o que muitos não sabem é que a casca é a parte que tem mais nutrientes, como as vitaminas A, B6, C, zinco, magnésio e potássio.

Algumas pessoas se perguntam se pode comer a casca da melancia. Na verdade, a parte verde da melancia é indigesta, mas você pode preparar um doce com cara de compota usando aquela parte mais durinha e branca da melancia!

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia.

Por ser rica em vitamina C e A, atua como um excelente antioxidante para o corpo, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças. Ela ainda possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio.