Como desinchar o corpo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”

Beber bastante água vai ajudar no processo de eliminação das toxinas do corpo, assim como uma dieta com “comida de verdade”, como carnes magras, legumes, verduras e frutas”, explica a especialista.

O diurético mais poderoso
É a ÁGUA! De acordo com a nutricionista, de nada adianta consumir muitos alimentos e chás diuréticos se a ingestão de água estiver abaixo do ideal, já que, dessa forma, o corpo vai reter mais líquido para “se proteger”, e o metabolismo fica menos eficiente.

A principal causa da retenção de líquidos é o acúmulo de água entre uma célula e outra. Esse acúmulo, por sua vez, pode ser ocasionado por uma série de condições: alimentação incorreta, sedentarismo, medicamentos, problemas de circulação e pressão sanguínea, problemas nos rins, fígado e coração e doenças da tireoide.

consumir gengibre e limão juntos pode alavancar o metabolismo, ajudando a queimar uns quilinhos e afinar a cintura em relação à circunferência do quadril. O limão também é rico em vitamina C, que é extremamente importante para manter o sistema imunológico saudável.

chá de gengibre

Qual é o chá que emagrece 1 kg por dia? O chá de gengibre é um chá que emagrece e também ajuda a diminuir o apetite. Ele é rico em gengibreol, que aumenta a saciedade e ajuda a impedir a absorção de gordura.

Para diminuir o inchaço é importante beber bastante água, pois assim o corpo passa a reter menos líquido. É importante beber pelo menos 1,5 litro de água, sucos naturais ou chás durante o dia.

camomila

O chá de camomila é uma ótima escolha de chá para desinchar o estômago e ter mais bem-estar. Isso porque, essa erva possui propriedades que contribuem para a digestão, melhorando as sensações de “estufamento”. Sem contar que, como já sabemos, esse é um excelente chá para o relaxamento.

Para desinchar, o nutricionista recomenda um protocolo detox de três dias. Durante o período, é necessário buscar alimentos naturais, cortar açúcar e gordura e caprichar na ingestão de líquidos. O nutricionista critica métodos como restrição alimentar, jejum prolongado ou uso de medicamentos.

Quem sofre de retenção de líquidos pode aumentar até dois ou três quilos de peso, mas a condição também pode compreender outros sintomas: Sensação de pernas pesadas. Pernas e mãos visivelmente inchadas.

De acordo com a expert, há algumas frutas que são grandes aliadas de quem se sente inchada e quer “secar” sem passar fome.

  • Abacaxi. Rico em vitamina C e potássio, esse alimento é altamente “purificante” e diurético. ...
  • Melancia. ...
  • Amoras. ...
  • Limão. ...
  • Dicas:

A Cavalinha é fonte de diversos sais minerais, como potássio, cálcio e fósforo, e por isso apresenta potente ação diurética.

O uso do diurético faz com que o paciente perca até 1 ou 2 quilos na primeira semana, levando à falsa impressão que o medicamento está provocando emagrecimento, quando, na verdade, ele está apenas causando uma desidratação.