Como descascar ovo de codorna?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

dica pra descascar o ovo de codorna. com muito mais facilidade. cozinha o ovo bem cozidinho. aí você vai colocar num pote. com água não precisa ser muita água tá. vai tampar o seu pote e aí brasil é só sacudir.

Após o cozimento dos ovos, coloque-os em um recipiente com água fria para amonar e você conseguir retirar a casca sem se queimar. É importante iniciar a retirada da casca com os ovos ainda mornos; Sobre uma bancada lisa, role um ovo, fazendo uma pequena pressão com a mão para que a casca se rompa.

Após deixar a panela no fogo médio, você deve esperar a água ferver. Quando começar a borbulhar, marque 12 minutos e apague o fogo. Para facilitar posteriormente na hora de descascar, uma boa dica é mexer os ovos (no sentido horário e anti-horário) durante 2 minutos após a água começar a ferver.

Como já mencionamos um dos malefícios do ovo de codorna é o fato que seu teor de gordura saturada ser alto, então você deve consumi-lo com moderação cerca de 5 ovos por dia. Caso sofra com problemas de colesterol procure consumi-lo no máximo 2 a 3 vezes por semana e não consuma mais que 5 ovos.

Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.

O armazenamento dos ovos cozidos com a gema dura pode ser feito, na geladeira, por até 7 dias.

Então, você pode deixar o ovo envelhecer naturalmente ou você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio para agilizar o processo. Use uma colher de chá em um recipiente médio com água fria. A água com bicarbonato passa pela casca e o ovo ficará mais solto da casca, facilitando o processo.

A chalaza pode ser encontrada nos dois lados da gema e age como uma “pequena âncora” para manter a gema centralizada e impedir que ela encoste ou grude na casca a ponto de se romper. Essa película não faz mal à saúde, e sim, a chalaza é comestível!

Nosso organismo assimila e absorve a albumina bem rápido. Mas não é só proteína que tem dentro daquela casca, o ovo de codorna ainda é rico em minerais como cálcio, fósforo, enxofre, potássio, ferro, magnésio, manganês e cobre.

Principais benefícios do ovo de codorna
Um dos grandes benefícios desse ovinho para nosso organismo é a quantidade de proteínas que ele fornece, aumentando a massa muscular. Mas ele também é um alimento rico em ácido fólico e ferro, o que contribui para a prevenção de anemia, sobretudo em mulheres grávidas.

A melhor forma de armazenar os ovos cozidos, é mante-los com a casca inteira, cozinhe e resfrie, e logo em seguida coloque em um recipiente e leve para a geladeira por no máximo 5 dias. Ovos cozidos tendem a absorver odores por isso tome cuidado com alimentos mal cheirosos, pois podem impregnar nos ovos.