Como curar sinusite?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.

Remédios naturais para combater a sinusite

  1. Laranja e urtiga. Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. ...
  2. Chá de alecrim. ...
  3. Gengibre e cebola roxa. ...
  4. Cebola e alho. ...
  5. Aspirar uma cebola. ...
  6. Sobre a sinusite.

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro. “Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli.

Alivia a sinusite
Com o polegar, pressione o ponto na parte posterior da outra mão onde a base do polegar e o dedo indicador se encontram.

Eliminar o excesso de catarro assoando o nariz ou fazendo a lavagem nasal com soro fisiológico é uma forma eficiente de aliviar a tosse da sinusite, pois evita que aconteça o gotejamento.

Analgésicos

  • dipirona.
  • paracetamol.

Em geral, a sinusite aguda dura de 7 a 10 dias, mas em alguns casos pode persistir por mais tempo, especialmente se não for tratada adequadamente. Em alguns casos raros, a sinusite aguda pode durar semanas ou até meses, o que é considerado um caso de sinusite crônica.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas.

Antibióticos podem ser interrompidos até uma avaliação do tratamento sintomático, cuja duração depende da gravidade e momento dos sintomas. O antibiótico de primeira linha é amoxicilina/clavulanato, com doxiciclina ou fluoroquinolonas respiratórias como alternativas.

O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite.

Consulte um médico caso os sintomas persistam ou se agravem. Somente para uso externo e inalação. Não ingerir, nem colocar dentro das narinas. Não aplique diretamente no rosto,machucados, queimaduras, mucosa ou pele lesada.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

A sinusite seca é uma inflamação dos seios paranasais sem secreção nasal, causada por fatores como baixa umidade e desidratação.

Assim como os fatores ambientais citados, alguns alimentos também podem aumentar a produção do muco. Dessa forma, pessoas que sofrem com a sinusite crônica devem ficar atentas a eles, sendo os principais: leite, farinha de trigo, ovos, chocolate, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas.