Como curar conjuntivite?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O tratamento para a conjuntivite depende largamente da sua causa, no entanto, podem ser receitados colírios lubrificantes (como lágrimas artificiais), pomadas com antibiótico e anti-histamínicos para aliviar os sintomas.

Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar os olhos. Nunca compartilhe suas lentes de contato com outra pessoa e interrompa o uso caso apresente sintomas da conjuntivite. Lave as mãos frequentemente, especialmente quando passar tempo na escola ou em outros lugares públicos.

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.

Por isso, o oftalmologista pode prescrever o uso de colírios hidratantes ou lágrimas artificiais. Entre os mais comuns, destacam-se os de carmelose sódica e hialuronato de sódio.

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

Tratamento da conjuntivite
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.

Na alérgica é preciso identificar o agente que piora o quadro, como perfumes, ácaros, produtos de limpeza e pelos de animais.

A conjuntivite pode ser causada pela reação alérgica ao pólen espalhado no ar. Em algumas situações, a alergia a poluentes e também a agentes irritantes — como poluição, fumaça, cloro de piscina, produtos de limpeza, cosméticos e perfumes — termina por ocasionar essa inflamação.

Acordar com os olhos “grudados” depois de uma noite de sono é um dos sintomas da conjuntivite, uma doença muito comum principalmente nas crianças. A conjuntivite se caracteriza pela inflamação da membrana que reveste o globo ocular e a parte interna da pálpebra, conhecida como conjuntiva.

A ocorrência de surtos de conjuntivite é mais comum na primavera e no verão, embora o segredo para não pegar conjuntivite seja bastante simples. Saiba mais. A transmissão da conjuntivite se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso.

A razão do afastamento por conjuntivite não é apenas o risco de contágio, mas a dificuldade de usar a visão e a proteção da córnea. Se a conjuntivite não for tratada ela pode até se tornar crônica. “Conjuntivites são muito sintomáticas e provocam coceira, incômodo a luz e dificuldade visual, devido a secreção.