Como cuidar do ventilador?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Com um pano umedecido em água e detergente ou multiuso, comece limpando as hélices e a grande traseira do ventilador. Passe o pano quantas vezes forem necessárias até retirar a sujeira. Se a hélice do ventilador for removível, retire-a do aparelho e limpe separadamente, isso facilitará todo o processo.

Os ventiladores ficam guardados em boa parte do ano, ou encostados no canto, acumulando poeira. Quando o calor chega e precisamos ligar o aparelho, a sujeira se espalha pela casa inteira. Por isso, é tão importante guardar bem o equipamento ou mantê-lo coberto por um saco plástico.

Quando há excesso de sujeira nas hélices do ventilador, seu peso aumenta. Isso sobrecarrega o desempenho do motor, o que pode fazer o aparelho quebrar. Já a questão da saúde acontece porque com o ar mais seco (comum no verão) e a poeira acumulada, as doenças respiratórias podem surgir.

Uma limpeza simples duas vezes por mês já está ótimo pra manter o ventilador sempre limpo! Antes de começar, não esqueça de desligar da tomada. Isso é bem importante! Depois, tire a parte da frente do ventilador e limpe o aparelho com um pano macio.

Você pode usar um limpador multiuso ou uma mistura com vinagre de álcool, água e detergente. O ideal é borrifar a mistura em cada parte do ventilador e usar um pano úmido para espalhar o líquido.

Depois de fazer a limpeza do ventilador de teto, passe um pano com lustra-móveis nas pás. A película protetora que se formará ajudará a evitar o acúmulo da poeira.

Uma boa maneira de evitar a sujeira acumulada no ventilador é usar uma capa protetora quando ele não estiver em uso. Além disso, é importante limpar regularmente o ambiente em que o ventilador fica, pois isso reduz a quantidade de poeira e sujeira acumulada.

O motivo mais comum para a quebra de ventiladores é a queima do fusível. Não é sempre que isso acontece por causa de picos de energia, mas essa costuma ser a razão mais comum e é relativamente fácil de resolver. Desconecte o ventilador da tomada, compre um fusível compatível com seu aparelho e retire a parte traseira.

Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.

O ideal é limpar o ventilador a cada 15 dias, ou no mínimo uma vez ao mês, para eliminar os ácaros do equipamento. Além de garantir a higiene, essa limpeza também ajuda a prolongar a vida útil do ventilador. Como já explicamos, o ventilador sujo está cheio de bactérias prejudiciais à saúde.

Posição ideal para o ventilador refrescar
O ar frio é mais pesado do que o ar quente, sendo assim, o ar frio fica embaixo no ambiente e o ar quente fica em cima. Por conta disso, caso você tenha um ventilador de coluna ou ventilador de mesa, posicione-os para cima para que o ar quente saia dali.