Como cozinhar milho?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Assim que a água ferver, coloque ½ colher (sopa) de sal e junte as espigas de milho. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que os grãos de milho estejam macios. Com uma pinça, retire as espigas da panela, escorra bem a água, e transfira para uma travessa.

Em uma panela de pressão grande, adicione as espigas de milho verde e cubra com água, cerca de uns 3 dedos acima das espigas. 3. Leve a panela de pressão para o fogo médio. Quando ela pegar pressão, conte 15 minutos.

15 minutos

A forma mais fácil e rápida de cozinhar o milho na espiga é na panela de pressão com água, explica o chef. Na pressão, o calor penetra com maior facilidade e o tempo é otimizado. Serão necessários 15 minutos, após pressão, para as espigas ficarem prontas.

Dicas: você pode misturar alguns temperos e até mesmo leite na água do cozimento do milho. Isso vai garantir mais sabor e suculência ao seu prato. Outra forma de deixar sua espiga ainda mais macia é adicionando 1 colher (sopa) de açúcar assim que a água começar a ferver.

Basicamente, o que você precisa fazer para conquistar um milho cozido super macio é adicionar um pouco de açúcar na hora de cozinhar.

Assim que a água ferver, coloque ½ colher (sopa) de sal e junte as espigas de milho. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, até que os grãos de milho estejam macios.

Em uma panela grande, disponha as espigas de milho e cubra-os com água. Adicione o sal e leve ao fogo de 10 a 15 minutos. Depois do tempo marcado, espete o milho com um garfo e veja se ele está mole.

Coloque na panela de pressão, cubra com água e cozinhe em fogo médio até a panela começar a chiar. Quando a panela começar a apitar, cozinhe por mais 10 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão sair totalmente e verifique se os milhos já estão cozidos.

Verifique a cor e o aspecto dos grãos. Se eles estiverem muito amarelos, e um pouco murchos, é porque o milho está mais maduro – mesmo depois de cozido, terá os grãos mais duros e menos suculentos. Se estiver branquinho, com os grãos bem estufados, então ele está mais novo e perfeito.

Ele tem muita vitamina A, componente que faz bem para a pele e visão, além de favorecer a imunidade e contribuir para a prevenção de doenças. O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais — como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Alguns aconselham a colocar uma colher de sopa de açúcar na água do cozimento para acentuar o sabor doce do milho. Depois de cozido, não escorre a água.

se você colocar o sal para cozinhar junto com as espigas elas vão ficar escuras vão ficar meio murchas e vão perder esse aspecto Viçoso e fresquinho do é.

Passou do ponto e ficou aquele milho duro? Calma, que tem solução. Segundo Ravioli, o segredo é soltar o grão da espiga, refogar na manteiga com um pouquinho de farinha, adicionar leite (ou creme de leite), parmesão e bater tudo no liquidificador!

Para preparar espigas de milho em casa, é preciso primeiro limpar bem o ingrediente, removendo toda a palha e os cabelos. Esfregue a espiga em água corrente e coloque em uma panela com água o suficiente para cobrir as espigas e sal. Estará pronto quando os grãos estiverem tenros.

O milho verde cozido pode ser mantido resfriado na geladeira por até 5 dias sem nenhum problema. Portanto, este processo server apenas para quem pretende comer o vegetal rapidamente. Depois de cozido, deixe as espigas esfriarem, seque-as e coloque em um recipiente com tampa.