Como cookies são usados para direcionar anúncios customizados para você?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Nos navegadores, imagine que você comprou um produto na internet. Através dos cookies de marketing, é possível que uma empresa exiba anúncios personalizados para você, com base nos seus interesses, que são inferidos a partir do seu padrão de compra.

Os cookies e outras tecnologias usados para análise ajudam a coletar dados que permitem que os serviços entendam como você interage com um serviço específico. Esses insights permitem que os serviços melhorem o conteúdo e os recursos para aprimorar sua experiência.

Cookies de publicidade: Servem para direcionar a publicidade em função dos interesses de cada usuário e do número de visitas que realizou, permitindo limitar o número de vezes da exibição do anúncio. Estes cookies ajudam a medir a eficácia da publicidade.

Os cookies são arquivos que contêm pequenos fragmentos de dados que são trocados entre o computador de um usuário e um servidor Web para identificar usuários específicos e melhorar sua experiência de navegação.

Eles são arquivos de texto que guardam informações de uso e ficam salvos no navegador do usuário. Eles servem, por exemplo, para preencher automaticamente informações em formulários, mas também para gerar informações a respeito dos sites que você visitou. E aqui está a importância para o marketing digital.

Informações que podem ser capturadas por cookies
Informações técnicas referente ao tipo de equipamento utilizado; o sistema operacional; navegador; endereço de IP. Informações sobre conteúdos acessados e serviços visualizados. Informações sobre o idioma de navegação e país de origem.

Tipos de cookies utilizados e as suas finalidades

  • Cookies próprios: são baixados pelo site que você está visitando e partilham o mesmo domínio.
  • Cookies de sites terceiros: são baixados para o seu dispositivo de acesso à internet por sites de um domínio diferente daquele que você está visitando.

Os cookies persistentes são usados ​​para rastrear um único usuário e sua interação com o site. Geralmente é utilizado por anunciantes para coletar e registrar informações sobre os hábitos de navegação de um usuário, como: quais pesquisas ele realizou no site, quais foram suas interações, etc.