Como consultar um processo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Você pode consultar processos por CPF, por nome ou por número através da nossa página de consulta processual. Os resultados da nossa busca refletem as informações dos sistemas dos tribunais.

No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Como consultar processo no Tribunal de Justiça de SP

  1. 1 - Consulta pelo número de processo:
  2. 2 - Consulta pelo CPF. Caso você não possua o número do processo é possível realizar a consulta pelo número do seu CPF, para isto entre no site: https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/open.do.

Como acessar o seu processo

  1. Acesse o site do TJRS. O site é tjrs.jus.br ou você pode acessá-lo clicando aqui.
  2. Localize o campo da busca. Ele encontra-se no canto superior, à direita. ...
  3. Repita o número do processo. Basta informar, novamente, o número do processo. ...
  4. Informe a chave de acesso.

O Andamento Processual é o controle que a secretaria possui da situação atual do processo, seja ele ELETRÔNICO ou FÍSICO, ou seja, as duas categorias de processo possuem sua movimentação (histórico processual) registrados pelo Tribunal.

Ao contrário do que o termo faz pensar, não significa que o processo esteja concluído ou encerrado. Esse andamento indica que o processo está com um juiz ou uma juíza, para que decida sobre alguma questão.

O arquivamento do processo é uma ação no sistema para informar que o processo foi arquivado e não terá mais movimentação. Significa, portanto, que sua tramitação cessou, e se caracteriza pelo fim da ação administrativa que determinou a produção do documento.

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

ARQUIVAMENTO DEFINITIVO, é realizado em processos com sentenças transitadas em julgado ou com decisões que põem fim a incidentes processuais e não mais podem ser modificadas por meio de agravo. Em ambos os casos, para o SCP Virtual e para a Estatística de Judicância, o processo se acha no estado de 'Julgado'.

O que é procedimento comum?

  • Fase Postulatória.
  • Fase Saneadora.
  • Fase Instrutória.
  • Fase Decisória.

Sentença. Após analisar todas as provas, argumentos e os depoimentos feitos durante a instrução das etapas anteriores, o juiz elaborará a sentença contendo a decisão acerca do que fora inicialmente pedido.

Quando o processo está concluso para sentença, o que vem depois? Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso.

Embora o artigo 235 do NCPC estabeleça um prazo máximo de 10 dias para a emissão da sentença após a conclusão do processo, é possível que ocorram atrasos por diversos motivos.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas o principal é o grande número de processos nos Tribunais e escasso número de profissionais para atender a grande demanda.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto.

Caso o juiz verifique que a instauração de inquérito policial é abusiva, o Poder Judiciário tem o dever de interromper seu prosseguimento. Não sendo necessário, para isso, requerimento do Ministério Público, ainda que este seja o titular da ação penal.