Como funciona a guarda compartilhada?
De acordo com o art. 1583, parágrafo único, do Código Civil, a guarda compartilhada é "a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns".
Quantos dias o pai tem direito de ficar com o filho na guarda compartilhada
15 dias
Guarda compartilhada significado
Isto quer dizer que, na guarda compartilhada, o filho tem residência fixa e não vai morar 15 dias na casa do pai e depois mais 15 dias na casa da mãe. Segundo o Código Civil, a guarda compartilhada traz uma responsabilização conjunta aos pais divorciados.
O que o pai tem que pagar na guarda compartilhada
Assim como na guarda unilateral o genitor que não detém a guarda deve pagar pensão, na guarda compartilhada o genitor que não detém a base de moradia também deve pagar pensão, uma vez que a maior parte das despesas da criança será na casa em que ela, de fato, morar.
Como funciona a divisão da guarda compartilhada
O que diz a lei:
Art. 1583, parágrafo 2º: Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.
Quais são as desvantagens da guarda compartilhada
Outra desvantagem à adoção da guarda compartilhada é a questão do referencial de lar do menor. Pois com esta modalidade de guarda, a residência do menor sofre grandes mudanças em seu cotidiano, pois às vezes está na casa de um dos genitores, e às vezes na casa do outro.
Quantas vezes o pai tem direito de ver o filho
Não há um número específico de vezes que o pai tem o direito de ver o filho estabelecido em lei. O tempo e a frequência das visitas devem ser definidos com base nas necessidades e nas possibilidades das partes envolvidas, sempre considerando o melhor interesse da criança.
O que acontece quando a mãe não aceita a guarda compartilhada
Se uma mãe não quiser a guarda compartilhada, ela pode escolher a guarda unilateral, ambas defendidas pela lei brasileira, em muitos casos as mães pesquisam sobre como evitar que o pai consiga guarda compartilhada, e esse é um assunto delicado que só um juiz pode definir exceto se o pai decida “não quero guarda ...
De quem é a prioridade da guarda dos filhos
– A mãe possui naturalmente preferência na guarda do filho, em relação aos avós.
Quais as vantagens da guarda compartilhada
Assim, pode-se afirmar que a maior vantagem da guarda compartilhada é priorizar a convivência dos genitores com os filhos após o divórcio, possibilitando a igualdade de ambos os pais de exercerem direitos e deveres inerentes aos filhos.
Quanto é a pensão da guarda compartilhada
Caso aquele que foi definido como responsável pelo pagamento seja um empregado registrado pelo regime CLT, poderá ter a pensão descontada diretamente em folha de pagamento, de 30% do salário. “Podendo até mesmo ultrapassar essa porcentagem em se tratando de altos salários”, completa o advogado.
Quanto tempo dura a guarda compartilhada
Não. Na guarda compartilhada, é somente necessário que as decisões sobre a vida do filho sejam tomadas em conjunto entre os pais. Não é estipulado um tempo específico sobre isso na justiça.