Como conservar alface na geladeira?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 4 votos

- Armazene a alface na geladeira: a temperatura ideal para armazenar a alface é entre 1 e 4 graus Celsius. Portanto, mantenha a alface na geladeira em um saco plástico perfurado ou em um recipiente com tampa. Certifique-se de remover o excesso de ar do saco plástico antes de fechá-lo.

Como conservar alface: Intercale com o papel-toalha
Por fim, na hora de escolher o recipiente para guardar as folhas na geladeira, lembre-se de optar por um que esteja limpo e tenha tampa — sacos plásticos do tipo “zip-lock” também funcionam. “O pote não precisa ser totalmente hermético.

Para durarem mais tempo com boa qualidade vale colocá-las, após lavadas e secas, em potes de vidro ou de plástico com folhas de papéis toalhas entre elas. Fazendo isso, o papel toalha absorve a umidade dentro dos recipientes, o que prolongará a vida útil desses alimentos.

A folha fica com aspecto murcho devido ao sal adicionado à sua superfície. O interior das células da alface tem menor concentração de solutos (meio hipotônico) em relação ao sal colocado sobre a folha.

Enxágue com água sem vinagre e acomode as folhas de alface inteiras de pé em um escorredor e deixe por cinco minutos; Embrulhe-as em uma toalha úmida de algodão (de preferência orgânico); Deixe na gaveta as verduras da geladeira e umedeça a toalha sempre que ela começar a secar.

Como conservar alface e deixar as folhas crocantes
Aqui, após higienizar as folhas, elas vão para uma centrífuga, são secas com um pano de prato e vão para um pote com camadas intercaladas com papel-toalha. Dessa maneira, sua alface fica bem sequinha.

Truque 1: papel-tolha
Basta colocá-las já limpas em um recipiente, colocar um pedaço de papel-toalha sobre elas e colocarplástico-filme sobre o recipiente, como se fosse uma tampa. Depois, é só levar à geladeira: folhas verdinhas e frescas por muito mais tempo!

Armazene os produtos lavados e cortados em um recipiente de vidro bem tampado para preservar o frescor e limitar o contato com o ar, o que ajuda a conservar o alimento. Sempre armazene frutas, legumes e verduras separadamente de carne crua e laticínios para evitar possível contaminação cruzada por bactérias.

Guarde as folhas em um recipiente com tampa ou em saco plástico. Mais um truque de restaurante: algumas folhas de papel-toalha secas, entre as camadas de verdes, ajuda a manter o frescor. O papel absorve qualquer umidade e mantém as folhas secas.

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio.

Ao usar sal para retirar o excesso de água da fruta, você está na verdade intensificando o sabor natural do tomate. A capacidade do sal de reduzir o amargor também entra em jogo aqui, pois amplificará a doçura dos tomates, que é o que você realmente deseja aprimorar.

Isto acontece se temperarmos com suco de limão ou vinagre (ácido acético). As saladas murcham devido à osmose, que é a passagem de água do lado de dentro da folha (menos concentrado) para o lado de fora (mais concentrado), fazendo com que a folha murche.

Como conservar o cheiro-verde
Seque bem as folhas com papel-toalha ou pano de prato limpo. Pique as folhas e seque bem de novo. Coloque no congelador ou freezer. Quando for cozinhar, basta usar diretamente na receita, sem a necessidade de descongelar.

Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.