Como conseguir dormir com dor de dente?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como conseguir dormir com dor de dente? Confira 7 dicas valiosas sobre o assunto!

  1. #1 – Tente analgésicos. ...
  2. #2 – Faça uma compressa de água fria ou quente. ...
  3. #3 – Mude a posição de dormir. ...
  4. #4 – Evite alimentos e bebidas estimulantes. ...
  5. #5 – Faça bochechos com água morna e sal. ...
  6. #6 – Crie um ambiente propício para o sono.

Resumindo, tomar remédios, bochechar com água morna e sal e elevar a cabeça com um travesseiro de espuma híbrida são formas de dormir com dor de dente. Além disso, usar um colchão de espuma híbrida pode ajudar.

Em primeiro lugar, se a dor é mais intensa à noite, devemos recostar a cabeça em uma posição mais alta do que o corpo. O fluxo sanguíneo aumenta quando estamos deitados e elevar a cabeça pode aliviar a dor de dente.

A dor de dente é conhecida pelo incômodo que ela causa, normalmente intensa, pode durar horas ou dias.

E por que será que isso acontece? Uma vez que deitamos, o fluxo sanguíneo aumenta na cabeça, fazendo com que haja um pequeno aumento de pressão sobre a polpa dos dentes. Com isso, esse acréscimo de passagem do sangue é que acaba por gerar a sensação de maior desconfortou, ou seja, fazendo com que a dor aumente.

Existem várias razões pelas quais a dor pode piorar à noite. Os hormônios certamente são um fator importante. A noite é o período no qual a produção do hormônio anti-inflamatório cortisol é mais baixa. É mais comum infarto e derrame a noite pelo mesmo motivo.

Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto. Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos.

A dor de dente que vai e volta pode apresentar diferentes níveis de desconforto, mas quando tem a ver com uma inflamação na polpa dentária, normalmente é uma dor latejante e aguda e, caso não seja tratada logo, se tornar crônica. Por isso, é preciso buscar ajuda de um dentista o quanto antes.

Quem não tiver gelo em casa pode fazer bochecho com água gelada. O princípio do tratamento é o mesmo que com o gelo. A água fria gela o local, diminui o inchaço e ajuda a aliviar a dor. Vale lembrar que o gelo evitará o processo inflamatório, que é o principal causador da dor.

Pessoas que têm sinais de alerta e aqueles com inchaço ao redor dos olhos devem ir ao hospital imediatamente. Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes.

Se você sentir dor de dente aguda ao morder um alimento, por exemplo, a causa pode ser um dente rachado ou quebrado. Já uma dor latejante e constante pode ser resultado de um dente com abscesso ou uma infecção. Se for isso, consulte o(a) dentista para tratar esse problema o mais rápido possível.

“Uma dor de dente muito forte, espontânea, contínua, que não passa com o uso de analgésicos, quase sempre está relacionada a um dente que precisará fazer tratamento de canal”, afirma.

Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio. Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente?