Como começar a correr?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4 / 5 6 votos

Mantenha uma rotina de treinos, começando com 30 minutos de corrida 3x/semana, intercalados com treinos de força, 2x/semana. Nos treinos de corrida, você pode intercalar corrida e caminhada (2 minutos de corrida / 1 minuto de caminhada) e ir aumentando esse volume aos poucos, por exemplo.

Para uma fase inicial de adaptação, alterne 1 minuto de corrida bem leve com 1 minuto de caminhada. Faça isso por 25 minutos, 3 vezes por semana, durante 1 mês. Progressivamente, aumente a corrida leve e vá evoluindo para uma caminhada rápida. Sempre respeite seus limites.

Algo entre 500 metros a 1 km funciona bem e é uma estratégia bem interessante para iniciantes. Desta maneira o corpo se adapta bem, o corredor pode ir ajustando o ritmo e seguir evoluindo.

No início é ideal que os períodos de caminhada sejam maiores. Por exemplo, caminhe por 5 minutos e corra por 30 segundos. À medida em que sentir mais confiança e menos cansaço, você pode aumentar a corrida gradativamente.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Para iniciantes que estão começando a correr regularmente, é importante adotar uma abordagem gradual. O corpo precisa de tempo para se adaptar aos novos estímulos e demandas da corrida. Geralmente, leva de duas a três semanas para que o corpo comece a se adaptar e a colher os benefícios da atividade física.

É preciso balancear dieta e atividade física.
Por exemplo: durante uma corrida, você irá queimar em média 100 calorias a cada 1,6m de exercício. Por essa conta, caso você corra algo ente 3 e 4 Km, deverá perder entre 200 a 300 calorias.

Ou seja, se você é um corredor iniciante ou intermediário, dificilmente correr todos os dias lhe fará bem. Onde a resposta fica complicada é para corredores experientes com mais de 2 anos de treinos consistentes, que sabem como programar adequadamente uma rotina de corrida e podem correr bem todos os dias.

Isso, ninguém pode negar. E muitas vezes o corredor pode não estar com tendões, ligamentos e músculos preparados para essa sobrecarga. Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos).

Lembre-se de que, para ser considerado fisicamente ativo, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de pelo menos 150 minutos semanais (ou 30 minutos, cinco vezes por semana, de atividade física leve a moderada). Bons exemplos são uma caminhada ou uma pedalada num ritmo que torne a respiração mais difícil.

Comece devagar
Mesmo que você seja uma pessoa sedentária, é possível que você consiga correr 3 quilômetros seguidos já no primeiro treino.

Quanto minutos de exercício para sair do sedentarismo? Principais recomendações. Os adultos devem fazer de 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou de 75 a 150 minutos de exercício de intensidade forte, ou alguma combinação equivalente todas as semanas.

Os alimentos conhecidos como carboidratos complexos são os melhores para serem ingeridos antes de correr, porque possuem baixo ou moderado índice glicêmico e uma formação química mais complexa que dificulta o processo digestivo, fazendo com que a taxa de glicemia no sangue suba aos poucos.

Para a maioria dos corredores experientes, correr 5 dias por semana é suficiente para obter um condicionamento físico adequado, reduzindo o risco de lesões e esgotamento. Certifique-se de incluir um dia completo de descanso em sua programação de treinamento.