Como baixar febre?

Perguntado por: apereira3 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 10 votos

Dicas caseiras para baixar febre alta

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

usar compressas frias (com água, jamais com álcool ou outra substância) na testa, pulsos e até mesmo em axilas; banhos mornos (não pode ser muito quente ou muito frio); substituir as roupas e roupas de camas suadas (a fim de evitar uma mudança brusca de temperatura).

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Vick Vaporub é um unguento para ser passado no peito, pescoço ou costas ou pode ser adicionado a água quente.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

Por isso, quando a temperatura aumenta gradativamente ou aparece de uma vez, sem esperar, o melhor a se fazer é procurar por atendimento médico. Dessa forma, o profissional da saúde pode fazer o diagnóstico do que está causando essa reação no corpo, para então seguir com o tratamento adequado.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos acabam apelando para medicamentos desnecessariamente. No entanto, é possível diminuir a febre sem precisar de remédios.

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C. Febre alta: entre 39º e 39,9º C.

O ibuprofeno, além de ser antipirético, é também anti-inflamatório (atua na inflamação) e pode ser o tratamento indicado caso a febre se associe a inflamação.

Mito. Colocar cobertores e agasalhar a pessoa com febre não faz com que a febre dela baixe, mas sim aumenta sua temperatura corporal, provocando desconforto e até contribuindo para a rápida desidratação (perda de líquido).

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

Ao mesmo tempo, o médico poderá propor um método para aliviar a febre, que pode incluir o uso de antitérmicos e banhos mornos. Além disso, é muito relevante reforçar a hidratação e alimentação da pessoa doente.

Leve - até 38,5°C. Moderado - 38,5°C a 39,4°C. Grave - 39,5°C pra cima.

A prevenção de novos episódios compreende o tratamento medicamentoso da febre e outras medidas antipiréticas, para diminuir a temperatura elevada do corpo. Em alguns casos de recorrência frequente, medicações que controlam crises convulsivas podem ser necessárias.

Algumas crises convulsivas podem acontecer durante o sono.