Como aumentar as plaquetas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Se você está procurando uma forma natural de aumentar ou diminuir seu número de plaquetas, saiba que pode recorrer a alguns alimentos. Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C.

Tratamentos para plaquetas baixas

  1. evitar esforços intensos ou esportes de contato;
  2. evitar o consumo de álcool;
  3. não usar remédios que afetem a função das plaquetas ou aumentam o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios e anti-coagulantes.

Alguns tipos de anemia. Alguns tratamentos oncológicos (radioterapia e quimioterapia) Exposição a alguns vírus, como o Epstein-Barr, hepatite e VIH. Doenças autoimunes, como a Púrpura.

Ao realizar um hemograma e ver que no resultado altos níveis de plaquetas, significa que há algum sangramento no organismo. É importante ressaltar que os valores de referência das plaquetas em nosso organismo deve estar entre 140.000 e 440.000 por microlitro de sangue.

Pode ser realizada a cada 7 dias, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.

O maior perigo de plaquetas baixas é acontecer algum sangramento grave. “Depende de quão baixa está o nível de plaquetas, principalmente se tivermos um nível abaixo de 20.0000/mm hemograma, mas o maior risco da plaqueta baixa é sangramento”, a médica explica.

Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

Se você está procurando uma forma natural de aumentar ou diminuir seu número de plaquetas, saiba que pode recorrer a alguns alimentos. Para aumentar o nível, algumas recomendações são: comer mamão, romã, abóbora, folhas verdes (como espinafre e couve), beterraba, cenoura e alimentos ricos em vitamina C.

A plaquetopenia acontece devido a diminuição da produção de plaquetas na medula óssea, destruição de plaquetas periféricas por anticorpos, consumo de trombos, diluição e aprisionamento de plaquetas no baço.

A Trombocitopenia Imune Primária ou Púrpura Trombocitopênica Idiopática (ou Imunológica), conhecidas por PTI, é uma doença hemorrágica, de origem autoimune, caracterizada pela redução da quantidade de plaquetas (trombócitos) presentes no sangue.

A substância ativa de Revolade é o eltrombopague que pertence a uma classe de medicamentos chamados agonistas dos receptores de trombopoetina. Este medicamento é utilizado para ajudar a aumentar o número de plaquetas no sangue por estimular sua produção a partir de células sanguíneas imaturas.

Um hemograma com níveis baixos de hemoglobina (<12g/dl), baixa contagem de plaquetas (< 100.000/uL) e presença de blastos é sugestivo de leucemia aguda.

Uma pessoa saudável tem entre 150 e 450 mil plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai e pode ficar abaixo de 20 mil, nível perigoso, com risco de sangramento.