Como atualizar o CNIS do empregado?

Perguntado por: dbelchior7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
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Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Novo Pedido”;
  3. Digite “atualizar cadastro e/ou benefício”;
  4. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  5. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

( ) Guias de recolhimentos de contribuição de contribuinte individual. ( ) Comprovante de inscrição de contribuinte individual. ( ) Documentos pessoais (identidade, CPF, titulo de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, CTPS).

Como corrigir o erro existência de mais de um CNIS

  1. ligar para o número “135”
  2. agendar um serviço de “Atualização de vínculos e remuneração”
  3. o agendamento vai abrir um pedido específico dentro da sua conta no Meu INSS.
  4. por fim, apresente as provas necessárias dentro do Meu INSS.

O que é? É o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias, encontrados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

COMO REALIZAR A RETIFICAÇÃO DO CNIS? O serviço de acerto de CNIS pode ser solicitado pela Central 135 ou nas Agências de Previdência Social (APS). Após a solicitação, será aberta uma tarefa no portal do Meu INSS para que sejam juntados os documentos necessários para comprovação do direito.

Isso acorre quando algum dado do banco de dados do INSS está diferente daquele informado pelo usuário. Mas, o que fazer para solucionar o problema? Se você não possui advogado, o mais indicado é entrar em contato com a Central 135 para realizar a sua identificação e regularização.

A fim de comprovar vínculo empregatício que não consta no INSS, nesses casos, é preciso que você use os documentos apropriados para comprovação. Documentos como contratos de trabalho podem ser úteis, mas a comprovação de contribuição em si, será feita pelo comprovante de pagamento.

Para resolver a situação perante ao INSS basta transmitir a sefip/gefip informando o desligamento( não é necessário valores apenas código da movimentação e data).

Conforme a Portaria 123/2020 do INSS, o serviço de “Atualização de Vínculos e Remunerações” poderá ser solicitado por dois meios.

  1. Ligue para o número de telefone 135 do INSS;
  2. Ou, então, entre no site do Meu INSS.

Para saber se o extrato previdenciário (CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais) está correto é preciso consultar o site do INSS e requerer o extrato, também é possível realizar a consulta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.

No atendimento, é possível pedir que o INSS faça o reconhecimento do período de trabalho e das contribuições. Caso o órgão se recuse, você pode entrar com uma ação de averbação de vínculos. Se estiver com dúvidas, procure um advogado previdenciário para te ajudar.