Quanto tempo vale um CNIS?

Perguntado por: hbaptista5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

A partir de 31 de dezembro de 2008, data da publicação do Decreto nº 6.722, de 30 de dezembro de 2008, os dados constantes do CNIS relativos a atividade, vínculos, remunerações e contribuições valem, a qualquer tempo, como prova de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição.

Outro erro comum no CNIS é a existência de vínculo sem data de término (Data Fim), principalmente em vínculos decorrentes de relação de emprego. Por algum motivo, o empregador não registra a data de término no CNIS e isso acaba prejudicando o contribuinte. Novamente, o contribuinte deve providenciar a correção do CNIS.

Fazer login no site ou aplicativo Meu INSS; Clicar em 'Do que você precisa? '; Procurar por 'extrato de contribuição' e selecionar o serviço; Por fim, clicar em 'Baixar PDF' e terá o extrato do CNIS em mãos.

Não há como prever quanto tempo esse processo pode demorar, pois depende da quantidade de pedidos que tem no INSS, mas, pode-se afirmar que leva mais de um ano. Logo, se você já está pensando em se aposentar ou pedir algum benefício, realize, o quanto antes, o pedido de atualização do CNIS.

Trabalho, Emprego e Previdência

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”; Clique em “Baixar PDF”. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.

Caso o município já possua a informação na consulta aos dados do CNIS do Portal do Cadastro Único que a pessoa já não está mais empregada ou não recebe mais benefício, ele pode atualizar as informações da família, mesmo que ela não tenha levado a documentação.

Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.

É possível consultar extrato CNIS pelo CPF? Sim, é possível realizar o login de cadastro ao solicitar a consulta através do site da Previdência Social ou do aplicativo Meu INSS. Para isso, basta utilizar o CPF do trabalhador e uma senha de acesso fornecida pela plataforma gov.br.

Como calcular tempo de serviço pelo INSS?

  1. entre no site ou aplicativo Meu INSS;
  2. clique em “Entrar com gov.br”;
  3. faça o login com o número do seu CPF e clique em “Continuar”;
  4. digite a sua senha cadastrada e clique em “Entrar”;
  5. procure por “Simular Aposentadoria” no buscador:

Para remover um vínculo você precisa estar na tela de lista de vínculos do segurado. Clique em "Excluir". O sistema vai iniciar uma contagem de 6 segundos para excluir definitivamente o vínculo. Se você clicou errado, apenas clique em "Reverter exclusão" para o sistema cancelar a remoção do vínculo.

O CNIS é uma base de dados nacional alimentada pelo DataPrev, do Ministério da Previdência, que contém informações cadastrais de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações.

O CNIS pode ser consultado através da Previdência Social. Você pode acessá-lo através do site Meu INSS, do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal caso seja correntista ou visitando uma agência da Previdência Social e solicitando uma consulta.

Como incluir contribuições no CNIS através do Meu INSS

  1. Faça login com seus dados no portal Meu INSS;
  2. Entre na opção "agendamento e solicitações";
  3. Clique em "novo requerimento";
  4. Toque em "dados";
  5. Anexe os documentos necessários;
  6. Espere o site terminar o carregamento e clique para confirmar o seu envio.

Vale ressalvar que quem nunca trabalhou de carteira assinada não tem registro no sistema do CNIS, portanto não pode emitir o documento.