Como aplicar insulina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido. Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina. Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea.

Alterne os locais da aplicação

  • Abdômen: regiões laterais direita e esquerda, distante três dedos do umbigo;
  • Coxas: região frontal e lateral, três dedos abaixo da virilha e três dedos acima do joelho;
  • Braços: região posterior, três dedos abaixo da axila e três dedos acima do cotovelo;
  • Nádegas: região superior externa.

É importante também saber que ao inserir da caneta nos locais de aplicação (braços; nádegas; coxas e abdômen), a insulina deverá ser injetada até o final, para isso deve-se contar até 5 segundos após a agulha ser injetada, o que vai garantir que toda a dose seja administrada, mantendo a eficácia no tratamento.

Insulina Humana Recombinante NPH deve ser administrada subcutaneamente na coxa. Se conveniente, o abdômen, a região glútea ou a região deltóide também podem ser usadas. A injeção subcutânea na coxa resulta em uma absorção mais lenta e menos variável se comparada a outros locais de injeção.

1 – Não aplique insulina gelada para não causar dor ou desconforto. As insulinas em uso podem ser mantidas em temperatura ambiente. Sob refrigeração, guarde somente as de reserva. E, se precisar delas, retire o frasco da geladeira entre 15 e 30 minutos de antecedência.

Com base nessas considerações, consideramos adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pessoa. Optando-se pela reutilização, a seringa deve ser retampada e guardada, em temperatura ambiente ou sob refrigeração (na gaveta ou porta da geladeira).

A insulina NPH pode ser usada em dose única diária em todos os pacientes utilizando doses até 40 UI/dia. Pacientes que necessitam de doses maiores que 40UI/dia deverão ter a dose fracionada para se evitar a hipoglicemia.

Já a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

As agulhas, também conhecidas como lancetas, devem ser utilizadas apenas uma vez.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

NPH – a dosagem inicial recomendada é de 6-10 unidades ou 0,1-0,2UI/kg (aplicada entre às 20-22hrs se a monitorização capilar do paciente estiver sendo feita às 7 ou 8hrs da manhã), sendo mais conveniente sempre iniciar com doses menores (4-6 unidades, para minimizar os riscos de hipoglicemia).

Segundo Denise Franco é melhor aplicar a insulina basal à noite, porque ela consegue descobrir durante a noite, madrugada. Tem um fenômeno do amanhecer que começa às 4 e 5 horas da manhã a glicose começa a subir por conta de hormônios contra reguladores.

A recomendação médica é que a insulina seja injetada no tecido subcutâneo, camada de gordura que fica logo abaixo da pele. Se a agulha atingir o músculo, por exemplo, a insulina será absorvida mais rapidamente, sem falar que a dor será maior.

Com relação à técnica de aplicação, 32% dos pacientes realizavam em local errado, o que pode produzir dor local e modificação na absorção da insulina.

Os fabricantes não recomendam guardar a caneta recarregável em geladeira, para prevenir danos no mecanismo interno e interferência no registro da dose, ela deve ser mantida em temperatura ambiente. Já as canetas descartáveis, podem ser armazenadas em geladeira ou temperatura ambiente.

A caneta aplicadora de insulina lacrada deve ser armazenada dentro da geladeira, na parte inferior, no meio da prateleira, ou seja, longe das paredes, ou na gaveta de verduras, ou logo acima dela; A caneta deve ser acondicionada em sua embalagem original ou dentro de um recipiente plástico ou de metal com tampa; Na ...