Como aplicar injeção intramuscular?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Puxar a pele aproximadamente 2,5 a 3,5 cm para baixo ou lateralmente com o lado ulnar da mão, a fim de administrar uma injeção com técnica em Z (Z-track). Manter a posição até que o medicamento seja injetado (figura 5). Introduzir rapidamente a agulha em ângulo de 90° dentro do músculo, com a mão dominante.

A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°. O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.

A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM.

Poucos minutos antes da injeção, tente relaxar um pouco, pense em alguma coisa agradável que o faça sorrir. Em seguida, aplique uma massagem com um pouco de pressão dos dedos na área da injeção, o que permite "distender” a zona onde o medicamento será injetado... um truque ótimo para afastar a dor!

Bisel LATERALIZADO, no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º, Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário da fibra muscular, aumenta as chances de lesão das fibras musculares. Conheça as POSIÇÕES DO BISEL de acordo com o tipo de ADMINISTRAÇÃO de injetável!

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

TÉCNICA EM Z: O método em Z (Z-track) cria um ziguezague através dos tecidos, o que veda o trajeto da agulha, para evitar o retorno da medicação. Para realização da técnica em Z todo o preparo para administração de medicamentos IM é idêntico.

Um erro em local de injeção que preocupa muitos profissionais é o da lesão do nervo isquiático (mais conhecido como ciático). Este erro pode comprometer equilíbrio e movimentação da perna, pés e dedos do lado atingido e até mesmo afetar o crescimento da perna (em crianças).

Agulhas 25×7, 25×8, 30×7 ou 30×8.

Os pacientes afetados geralmente experimentam dor imediata irradiando para baixo do membro, com fraqueza e dormência que progridem mais gradualmente, exacerbada por cicatrizes secundárias.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

A agulha deve estar a 90º. Fazer a prega do músculo para firmar a introdução da agulha. Tracionar o êmbolo da seringa e observar se há presença de sangue.

Você vai visualizar uma gota de sangue escorrer do local da injeção. Não se trata de um erro e é totalmente imprevisível!

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.