Como aliviar dor nos rins em casa?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Evitar consumir muita proteína, alimentos com vitamina C e eliminar o sal da dieta; Tomar chá de quebra-pedra, que ajuda a evitar a formação de grandes pedras; Usar bolsa de água quente na região da dor. O calor ajuda a dilatar os canais urinários, facilitando a passagem do cálculo, além de promover o alívio da dor.

4 plantas medicinais para aliviar a dor nos rins

  • 1.1 Quebra-pedra.
  • 1.2 Chá de Java.
  • 1.3 Cominho preto.
  • 1.4 Chá verde.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Nesse caso, a melhor posição para dormir com dor nos rins é aquela em que as pedras permaneçam estáticas, minimizando as dores causadas pelo contato com os ureteres, os canais por onde os rins excretam a urina em direção à bexiga. Por isso, procure encontrar uma posição na qual os cálculos fiquem sempre para baixo.

O primeiro cuidado que se deve tomar no caso de lidar com uma crise de cólica renal é o de evitar movimentos bruscos. Por isso, o repouso é fundamental para aliviar a dor.

Cólica de rim - O que tomar? Os remédios mais indicados para cólica de rim são os antiespasmódicos, analgésicos não opioides, Anti-Inflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e narcóticos4. Por isso, o Buscopan Composto é o medicamento mais indicado para trazer alívio rápido e prolongado para a cólica de rim.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.

Ficar de repouso é, em um primeiro momento, uma boa forma de aliviar as dores que a cólica renal provoca. No entanto, buscar a ajuda de um urologista é essencial, já que esse profissional irá investigar a causa dos incômodos.

Beber bastante líquido pode ajudar a expulsar as bactérias dos rins e da bexiga. Em casos graves, pode ser necessário receber antibióticos por via intravenosa ou fazer um procedimento cirúrgico para drenar pus do entorno dos rins.

Práticas como yoga, com enfoque em flexibilidade, alongamento e respiração profunda, promovem não apenas a circulação sanguínea, mas também o relaxamento, essencial para a saúde dos rins. O ciclismo é outra opção.

Anti-inflamatórios: TODOS os tipos de anti-inflamatórios possuem toxicidade para os rins, principalmente naqueles rins que já apresentam algum grau de lesão. Exemplos: Diclofenaco, Cetoprofeno, Ibuprofeno, Piroxicam, Nimesulida, Naproxeno, Ácido Mefenâmico, entre outros.

Gases: Costuma vir em ondas e se movimentar pelo corpo. Varia muito de intensidade. Pode surgir também a sensação de “fisgadas” no peito. Cólica renal: É intensa, aguda e persistente.

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

De modo geral, começa por fazer-se notar na zona lombar, perto da região dos rins, no abdómen ou nos flancos, podendo irradiar mais tarde até à área inguinal (da virilha). Isto significa que, ao longo do tempo, pode alterar a sua localização.