Como aliviar cólica?

Perguntado por: zaguiar . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Como diminuir as cólicas?

  1. Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  4. Faça atividades prazerosas. ...
  5. Não se automedique.

O tipo mais comum de dor menstrual é a dismenorreia primária, outro nome para cólica menstrual. Sua causa principal é o excesso de prostaglandinas no útero, substâncias químicas que fazem os músculos uterinos se contraírem e relaxarem, provocando cólica, para expulsar o endométrio durante a menstruação.

Descubra 6 chás que diminuem o desconforto da cólica menstrual:

  • Chá de camomila. Tem propriedades anti inflamatórias que ajudam a aliviar a cólica menstrual. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de lavanda. ...
  • Chá de hortelã-pimenta. ...
  • Chá de orégano. ...
  • Chá verde. ...
  • Saiba mais: Tire suas principais dúvidas sobre o período menstrual.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

A cólica menstrual, ou dismenorreia, é a dor que ocorre na região inferior do abdômen no período de menstruação. Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias.

Cólica dói tanto quanto infarto
Em entrevista ao site Quartz, o professor de saúde reprodutiva John Guillebaud, da University College London, disse que a dor pode ser tão severa a ponto de ser comparada com um ataque do coração.

Para cólicas menstruais, por exemplo, deve-se aplicar pressão contínua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro polegar.

Dormir de lado com os joelhos dobrados pode ajudar a aliviar o desconforto da cólica. Essa posição é boa porque alonga a parte de baixo da coluna – a lombar -, que tende a ficar mais tensionada quando temos cólica. De lado você tira a pressão do abdômen, aliviando a lombar.

Apesar do que muitas mulheres pensam, não é normal sentir cólicas muito fortes durante o período menstrual, daquelas que provocam uma dor insuportável que interfere nas atividades cotidianas. Ou seja, sentir algum desconforto ou dor leve durante os períodos menstruais é normal.

Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

Conheça seis elementos a evitar

  • Sal. Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. ...
  • Açúcar. ...
  • Café ...
  • Álcool. ...
  • Comida picante. ...
  • Carne vermelha.

Acontece que, quando as temperaturas estão mais baixas e o corpo esfria, esses vasos acabam ficando mais estreitos, prejudicando a circulação sanguínea e a eliminação das prostaglandinas do organismo. Assim, aumentam também as dores.

Alimentos: óleos vegetais, cereais integrais e nozes. Cálcio – ajuda na redução dos sintomas em geral. Alimentos: leite e derivados, porém cuidado com os queijos amarelos, pois quanto mais amarelo, maior a quantidade de gordura.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  1. Nadar.
  2. Usar calça jeans.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Fazer sexo.
  5. Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  6. Lavar o cabelo.
  7. Cozinhar.

É normal ter desejos antes e durante o período? Resumindo, sim, é. Como sempre, podes agradecê-lo às tuas hormonas. A tensão pré-menstrual apresenta mais de 150 sintomas diferentes, sendo os desejos por comida durante o período um dos mais frequentes.