Como aliviar azia na gravidez imediatamente?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 14 votos

Beba suco de melão: por ser uma fruta alcalina rica em magnésio, é uma ótima aliada na diminuição da acidez do estômago, ajudando no alívio da queimação. Coma maçã ou pera: essas frutas ajudam a regular a acidez do estômago e, consequentemente, contribuem para aliviar os sintomas, quando estes surgirem.

Mais dicas de prevenção

  1. Tomando sorvete.
  2. Comer folhas de manjericão.
  3. Sucos de frutas.
  4. Mascar chicletes.
  5. Comer alimentos a base de grãos integrais.
  6. Bebidas fermentadas como o Yakult.
  7. Beber muita agua.

Remédios caseiros para alívio da azia
Comer maça ou pera que são frutas que regulam a acidez no estômago. Tomar ou comer algo gelado como picolés, sorvetes e até mesmo chupar gelo ajudam na queimação. Beber sucos como o de melão que é uma fruta alcalina e rica em magnésio além de ajudar a reduzir a acidez no estômago.

Tratamento para a Azia na Gravidez
Rennie é um antiácido com carbonato de cálcio e carbonato de magnésio, que atua com um modo de ação físico e não sistémico (ou seja, não é absorvido pelo organismo).

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Logo, comer frutas que ajudam a controlar a sensação de acidez no estômago, como maçã ou pera, é uma alternativa. Ou, consumir produtos gelados, por exemplo, sorvetes, águas e sucos irão ajudar a aliviar os sintomas.

A gestante tende a começar a sentir a azia no início do segundo trimestre, que também é quando a queimação fica mais forte. A percepção desse desconforto, está ligada ao aumento da progesterona no organismo, que desencadeia várias ocorrências que levam a azia.

Isso, associado ao aumento da progesterona durante a gravidez – hormônio que, de acordo com a Dra. Zuleica, relaxa a válvula que separa o esôfago do estômago, podendo fazer com que o suco gástrico reflua ao esôfago provocando a sensação desconfortável de queimação.

Algumas verduras e legumes, como o tomate, o alho e a cebola, podem piorar a acidez, mas foi demonstrado que algumas outras, como brócolis, pepino e espinafre, até neutralizam diretamente a acidez2,5_7. Também foi sugerido que o mamão ou o suco de mamão ajudam a reduzir os sintomas de acidez.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo.

Como se livrar da azia e da queimação
Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça.

Consumir água com gás não prejudica a gravidez. Durante esse período, porém, é comum a sensação de estômago cheio e inchaço. Por isso, o consumo de água com gás pode causar um certo incômodo em algumas gestantes, mas não há contraindicação.

O Hidróxido de Magnésio pode atravessar a barreira placentária e é excretado em pequenas quantidades no leite materno, por isso mulheres grávidas e amamentando devem consultar o médico antes de tomar este medicamento. Caso o paciente tenha dor abdominal persistente, ele deverá consultar o médico.

Nomeadamente vinho tinto ou cerveja, especialmente se tiver comido uma refeição volumosa. Como pimenta preta, alho e cebola crua. Relaxam o esfíncter entre o estômago e esófago, facilitando a subida do ácido. entre os quais limão e laranja, que têm muito ácido.

Continue a leitura no Blog PFzinho e descubra quais são os principais alimentos que provocam azia!

  • Café Rico em cafeína, o café é um dos alimentos que pode causar azia. ...
  • Chocolate. ...
  • Frituras. ...
  • Maçã ...
  • Banana. ...
  • Pão integral. ...
  • Mais conteúdos sobre alimentação saudável: