Como aliviar a colica?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 7 votos

Agora, saiba como aliviar esse problema com 5 dicas!

  1. Use bolsas de água quente. As cólicas surgem por contrações intensas do útero, que podem ser aliviadas com bolsas de água quente. ...
  2. Tenha uma alimentação balanceada. ...
  3. Pratique exercícios e alongamentos para cólica. ...
  4. Faça atividades prazerosas. ...
  5. Não se automedique.

As cólicas menstruais provavelmente são causadas por um excesso de prostaglandinas — compostos liberados pelo revestimento uterino durante o processo de preparação para a eliminação (a menstruação). Elas são uma parte necessária do processo mas, em demasia, causam dor.

A recomendação é relaxar e descansar. Procure deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo-a. Isso já ameniza as dores e pode garantir uma boa noite de sono nos dias de cólica menstrual. Aposte em atividades como alongamento, ioga, caminhada ou andar de bicicleta.

posição fetal
Nada mais aconchegante que reproduzir o posicionamento do bebê dentro do útero materno para aliviar a cólica menstrual. Deitar de lado e abraçar as pernas em torno de si ajuda diminuir os espasmos do útero em razão do calor na região pélvica, proporcionando relaxamento.

A técnica mais conhecida para aliviar as dores menstruais é a famosa “almofada na barriga”. Deite-se de barriga para baixo com uma almofada ou travesseiro na barriga. A pressão e a posição das costas levemente arqueadas lhe causarão conforto e alivio.

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

Os remédios mais indicados para cólica menstrual forte são os analgésicos e os antiespasmódicos. Os analgésicos aliviam as dores momentaneamente, diminuindo o incômodo pois atuam na percepção da dor. Já os medicamentos antiespasmódicos possuem a capacidade de diminuir as contrações musculares involuntárias do útero.

Acha que acabou? 15% dos homens acreditam que ficam inchados e 5% dizem que sentem até cólicas menstruais. Nem é preciso dizer que eles não possuem útero, nem ovários e que, por isso, não menstruam – de modo que tais sintomas associados à TPM não poderiam existir.

SEDENTARISMO E ESTRESSE
“De modo geral, a endorfina também impacta no humor e na tensão pré-menstrual. Se você está mais irritada ou estressada, sua sensibilidade à dor, que é algo muito pessoal, aumenta”, pontua.

Os estudos sugerem que comer entre 40 e 120 gramas de chocolate amargo diariamente durante o período menstrual pode ajudar a reduzir a cólica, pois tenda a aumentar a ingestão de magnésio, o que contribui para relaxar os músculos e aliviar dores2.

Se você está se perguntando se sentir cólica menstrual é normal, a resposta é: depende. Tudo vai de acordo com a intensidade da dor que você está sentindo e do quanto esse desconforto interfere no seu dia a dia. Inclusive, vale destacar que nem todas as mulheres sentem esse sintoma no período menstrual.

Fazer uma compressa com água morna ou quente na região do abdômen ajuda a relaxar a musculatura e aliviar as dores da menstruação. Antes de dormir ou no início do dia, tente reservar de 10 a 15 minutos apenas para descansar e colocar uma bolsa quente na barriga ou na lombar.

Dormir de barriga para baixo, por exemplo, pressiona mais o útero. Como resultado, é possível que o fluxo desça mais depressa. Se puder, evite!

Já a compressa fria – bolsa térmica em gel – é outra boa alternativa para reduzir a dor. Ela deve ser colocada no congelador e, antes de aplicá-la no local, o ideal é forrá-la com um tecido mais fino, como o algodão.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.