Como aliviar a ansiedade?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 9 votos

A prática de meditação e/ou mindfulness, também chamada de atenção plena, traz inúmeros benéficos para quem tem ansiedade. Tirar alguns minutos para não pensar em nada, concentrando-se somente em respirar profundamente, melhora a concentração, eleva o humor e reduz a preocupação.

Controle sua respiração por um minuto
Ao controlar a respiração, estaremos controlando o ritmo do coração e reduzindo a sensação de ansiedade. A dica é respirar profundamente pelo nariz, segurar o ar e soltar lentamente pela boca.

Algumas formas de lidar com essa parte do problema são criar distrações externas, como tentar conversar com uma pessoa focando sua atenção nela, cantar uma música, contar repetidas vezes até dez, desenhar, fazer listas ou qualquer outra atividade que ocupe sua mente e tire seu foco do problema.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

Mindinho. O dedo mindinho está associado a estados de baixa autoestima, nervosismo e estresse.

Como acalmar a mente: 6 exercícios para seu dia a dia

  1. Meditação.
  2. Relaxamento muscular progressivo.
  3. Respiração.
  4. Massagem.
  5. Yoga.
  6. Alongamento.

Encoraje a pessoa em crise de ansiedade a respirar profundamente para quebrar o ritmo da respiração ofegante e promover o relaxamento muscular, bem como a desaceleração do pensamento. Você pode primeiro instruí-la a inspirar fundo e expirar longamente pela boca ou pelo nariz repetidas vezes.

Quem sofre de distúrbio de ansiedade cria uma série de suposições que nem sempre são racionais. É como se a mente produzisse fake news sobre o futuro – e acreditasse nelas. O corpo reage ao perigo iminente com sinais bem desconfortáveis.

Quem sofre com esse transtorno tende a apresentar uma mente mais acelerada, com excesso de preocupações e pensamentos. Por isso, a inquietação é um sintoma comum. O indivíduo pode ter dificuldade em ficar parado, focar em uma tarefa ou relaxar. Além disso, a pessoa pode buscar múltiplos afazeres ao longo do dia.

Camomila

São eles: Camomila (Chamomilla recutita) Capim Cidreira/Capim Limão (Cymbopogon citratus) Erva Doce (Pimpinella anisum)

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Técnica 1: Quase assobio

  1. Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira;
  2. Puxe o ar pelo nariz de forma lenta e profunda;
  3. Feche os lábios como se estivesse prestes a assobiar. Isso diminuirá o atrito do dente e da língua para a saída do ar;
  4. Expire lentamente por quatro segundos;
  5. Repita 10 vezes.

Inspire lentamente pelo nariz contando até quatro, pause por 4 segundos, expire pela boca contando até quatro e pause por mais 4 segundos. No final, é como se você estivesse formando um quadrado respiratório, com 4 segundos em cada etapa.