Como achar o predicativo do objeto?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O predicativo do objeto é formado por um substantivo, por um adjetivo ou por uma locução substantiva ou adjetiva. O predicativo do objeto faz parte do predicado do enunciado. Em geral, sua presença se dá em predicados verbo-nominais, ou seja, naqueles que têm dois núcleos: um verbo e um nome.

O predicativo do objeto aparece em predicados verbo-nominais, ou seja, predicados que têm dois núcleos: um núcleo nominal (composto por um nome, geralmente um substantivo) e um núcleo verbal (composto por um verbo).

A diferença entre predicativo do sujeito e predicativo do objeto é a atribuição da característica ser feita ao sujeito ou ao objeto. Enquanto o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito, o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto. Exemplos: As professoras ficaram satisfeitas.

O predicativo do sujeito pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Veja abaixo alguns exemplos de orações com essas formas: - Predicativo do sujeito formado por adjetivo: Vinícius é um menino muito bonito.

Existem dois tipos: o predicativo do objeto direto e o predicativo do objeto indireto. O predicativo do sujeito qualifica o sujeito de uma oração. O adjunto adnominal é um termo que acompanha e caracteriza o substantivo. O predicativo do objeto pode ser encontrado apenas no predicado verbo-nominal.

Para o identificar na oração, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, a quem?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo. O objeto indireto pode ser representado principalmente por: um substantivo: Ninguém respondeu ao questionário.

A diferença entre sujeito e objeto perpassa tanto o sujeito quanto o objeto. Ela não deve ser absolutizada nem apagada do pensamento. No sujeito propriamente tudo é imputável ao objeto; o que nele não é objeto, faz estalar semanticamente o "É".

Por exemplo, na oração “João considera os jogos de futebol indispensáveis.”, jogos de futebol é classificado como um objeto direto, porque ele complementa o sentido do verbo “considerar”. Aqui, o termo “indispensáveis” é classificado como predicativo do objeto, porque ele atribui uma qualidade ao objeto da oração.

O objeto em uma frase é, geralmente, o destino de uma ação ou o destino do verbo usado na frase. Se o sujeito é o executor, aquele que executa a ação, o objeto, em si, é aquele que recebe a ação.

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto). Exemplo com predicativo do sujeito: Ele é insuportável. Quem é insuportável?

O predicativo exprime um estado ou qualidade atribuídos ao sujeito ou ao objeto. Alguns destes verbos são: SER, ESTAR, FICAR, TORNAR-SE, CONTINUAR, PARECER, etc.