O que é um verbo-nominal?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).

Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

O verbo significativo que atua como um dos núcleos do predicado verbo-nominal pode ser transitivo ou intransitivo.

Para identificar um predicado verbo-nominal, o verbo que indica ação está expresso na oração. O verbo que indica estado ou qualidade, por sua vez, está oculto. Assim, “Suzana chegou” caracteriza o verbo nocional, o qual representa a ação do sujeito.

O predicado nominal apresenta como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Por isso, é denominado de nominal. Atribui ao sujeito uma característica por meio de um verbo de ligação.

O predicado pode ser classificado em predicado nominal, predicado verbal e predicado verbo-nominal, conforme a classificação do seu núcleo.

O predicado nominal é um tipo de predicado que tem como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Além disso, ele indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito.

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

O predicado é classificado em predicado verbal quando possui um verbo significativo como núcleo, ou seja, quando possui como núcleo um verbo que indica uma ação. Frase com predicado verbal: Meu filho comeu dois brigadeiros.

O sujeito indeterminado é o tipo de sujeito que não pode ser identificado na oração. Isso acontece quando não conseguimos perceber, pelo contexto ou pelo verbo que o acompanha, quem praticou a ação. Exemplo: Estão cantando na praça desde ontem.

Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo. Para fazer concordância verbal e nominal correta é necessário observar a que termo ele se refere.

Verbos como ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer são considerados verbos de ligação. Travaglia (2004) sugere que verbos como acabar, achar, apresentar-se, deixar, fazer, mostrar, passar, tomar e tratar-se também podem ser de ligação.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã. “

A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo. Tanto a frase como a oração são dotadas de sentido.

As orações que possuem em sua estrutura um verbo de ligação e um predicativo do sujeito são constituídas de um predicado nominal. Assim, o predicado nominal é aquele formado por um verbo de ligação e um predicativo do sujeito.

O núcleo nominal pode ser representado pelo predicativo do sujeito (nervosos), como vimos nos exemplos anteriores, ou pode ser representado pelo predicativo do objeto. Observe: O tribunal julgou culpado o réu. Predicativo do objeto (réu): culpado.