O que é gênero textual notícia e reportagem?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Desse modo, enquanto a noticia é, em maior parte, informativa e impessoal, a qual apresenta somente os fatos de tal acontecimento, a reportagem, além disso, possui um teor opinativo, ou seja, apresenta a opinião e/ou posicionamento do autor sobre o tema, sendo textos assinados pelo repórter.

A reportagem é um gênero textual jornalístico não literário veiculado nos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros. Esse tipo de texto tem o intuito de informar, ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores.

A notícia é um texto jornalístico cujo é objetivo é relatar, narrar e informar sobre acontecimentos recentes e cotidianos que ocorreram em determinada região (bairro, cidade, país etc.), com grande relevância e impacto para a sociedade.

Na notícia, os textos são sempre escritos de maneira neutra, não havendo citações de pessoas envolvidas nos fatos. A reportagem é o gênero do jornalismo que trabalha com a checagem da fonte da notícia, assim como o seu aprofundamento, sempre se baseando nos fatos ocorridos.

Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.

Significado de Reportam
Reportam vem do verbo reportar. O mesmo que: citam, referem.

Principais características da reportagem

  1. Textos escritos em primeira e terceira pessoa;
  2. Presença de títulos;
  3. Foco em temas sociais, políticos, econômicos;
  4. Linguagem simples, clara e dinâmica;
  5. Discurso direto e indireto;
  6. Objetividade e subjetividade;
  7. Linguagem formal;
  8. Textos assinados pelo autor.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens. Os títulos devem ser claros, informativos e atrativos.

Mais adiante, organize o texto segundo a estrutura básica dos textos jornalísticos: títulos, lide e corpo da notícia. Fique atento à linguagem utilizada, que deverá ser formal, sem perder de vista a clareza e as regras gramaticais.

Exemplo: “Numa coletiva de imprensa realizada ontem no Palácio Guanabara, o secretário de educação do Rio de Janeiro informou sobre o reajuste salarial de 10% para os professores do estado. Ferreira explicou que a decisão já foi publicada no Diário Oficial e tem caráter emergencial.

Existem cinco tipos textuais: narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo. Cada um desses tipos pode conter diversos gêneros textuais.

Como escrever uma Reportagem Jornalística:

  1. Escolha um tema relevante: ...
  2. Faça uma pesquisa sobre o assunto escolhido: ...
  3. Defina seu público-alvo: ...
  4. Transcreva o conteúdo coletado nas entrevistas: ...
  5. Escolha como será o formato da reportagem: ...
  6. Comece a montar a escrita da reportagem jornalística: ...
  7. Finalize e revise a reportagem:

A notícia abrange todas as áreas que são coletivamente importantes, como política, economia, cultura, segurança, saúde, educação, meio ambiente e outros. Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes.

São trabalhados os gêneros: reportagem, mito, poema, biografia, e-mail, resenha, canção, texto dramático, texto de divulgação científica, crônica, ficha descritiva, lenda, propaganda, carta ao leitor e cordel.

A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral.

O jornalista que exerce a função de apuração e desenvolvimento de uma notícia ou reportagem, por meio de pesquisas, entrevistas e investigação é o repórter.