O que é uma conjunção aditiva?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Conjunções aditivas
As conjunções aditivas exprimem soma, adição de pensamentos, por exemplo: Ana não fala nem ouve. Na festa, comeu e bebeu à vontade. Trabalha muito, mas também se diverte.

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

Oração coordenada sindética aditiva
As orações coordenadas sindéticas aditivas são aquelas que transmitem uma ideia de adição, soma. Os conectivos que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim, etc. Exemplos: Chegamos à praia e nadamos.

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol.

Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc. As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem.

a) As conjunções "e"," antes", "agora"," quando" são adversativas quando equivalem a "mas". Por exemplo: Carlos fala, e não faz.

As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo. Além dessas duas, existem outras locuções conjuntivas aditivas.

São aquelas que têm sentido de adição entre si, ou seja, elas se complementam, somam ou reforçam as ideias entre elas.

O “mas” também pode ser uma conjunção aditiva
O danado do mas pode nos pregar uma peça, porque em questões de língua nada é tão simples quanto parece. Assim, às vezes, ele pode dar uma ideia de adição e ser pontuado como as orações aditivas.

Elas são classificadas em conjunções coordenativas e conjunções subordinativas. As conjunções coordenativas ligam elementos independentes entre si e são subdivididas em outras cinco classificações: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

As conjunções coordenativas alternativas relacionam pensamentos excludentes. Exemplos: ou, já/já, ora/ora, quer/quer, seja/seja. Vamos à praia ou à piscina? Ora quer ir, ora quer ficar.

As conjunções subordinativas interligam orações ou termos da oração que apresentam relação de dependência sintática. As conjunções subordinativas ligam termos ou orações que são interdependentes. A conjunção é a palavra que une orações ou termos de uma oração que possuem mesma função.