Como saber qual é o verbo principal da frase?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 13 votos

Verbo principal é aquele que possui significação plena, sendo o núcleo de uma oração: Eu estudei matemática. Haverá uma cura para a doença.

Os verbos principais, a seu turno, permanecem no infinitivo (iniciar), gerúndio (reclamando) e particípio (pagas) justo para dar sentido às orações. Fonte: MARTINO, Agnaldo; LENZA, Pedro (Coord.).

Formação dos tempos verbais compostos
Para estruturar uma locução verbal, a regra é simples: o verbo auxiliar deve aparecer conjugado de acordo com o tempo e o modo verbais convenientes, já o verbo principal deve aparecer em uma das três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio ou particípio.

a) verbos principais: são aqueles que mantêm a sua significação. Exemplos: Vivo alegremente. Ela canta no coral da igreja.

Nas locuções verbais, devem ser flexionados apenas os verbos auxiliares, e o verbo principal sempre indica a forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Exemplo: → Eles devem ajudar no que puderem.

b) Locução verbal: “vai coçar!”; verbo auxiliar: vai; verbo principal: coçar. Chamamos de locução verbal dois ou mais verbos que têm o valor de um só. É sempre formada por um verbo auxiliar (ter, haver, ser, estar e ir) + verbo principal.

Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã. “

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Existem verbos regulares, irregulares, significativos, de ligação, anômalos, auxiliares, pronominais, reflexivos, abundantes, defectivos, impessoais, unipessoais, transitivos e intransitivos.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação)

A palavra vai é uma flexão verbal do verbo ir.

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.