Como identificar o lide?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

De uma maneira geral, o lide deve responder a seis perguntas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo) se deu o acontecimento central da história.

A pirâmide invertida tem o objetivo de apresentar os principais pontos do assunto a ser informado na introdução do texto. O lide (ou lead, em inglês), para que seja bem-escrito, deve responder as seguintes perguntas: '“o quê?”, “quem?”, “como?”, “quando?”, “onde?” e “por quê?”.

1. O Lead ou lide. I Normalmente a notícia se inicia com o lide, (do inglês, que significa “abre”, abertura da notícia). É a técnica de relatar o que há de principal nos acontecimentos logo na abertura da notícia, prepara uma atmosfera, um clima, para o desenvolvimento da leitura.

Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à introdução da notícia. Trata-se do primeiro parágrafo, que responderá as perguntas: O Quê?

Há dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato (o quê, quem, quando, como, onde, por quê), e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor. O caráter condutor do lide se aplica para quem lê e para quem escreve.

Lide, na concepção mais clássica (Carnelutti), corresponde a um conflito de interesses qualificado por uma pretensão resistida. Trata-se do núcleo essencial de um processo judicial civil, o qual visa, em última instância resolver a Lide (conflito) apresentada perante o juízo.

Essa petição inicial, traz a pretensão de um autor em face do réu. O réu, ao ser citado, tem duas opções: aceitar os fatos e acatar o pedido formulado pelo autor; ou ofertar contestação resistindo aos fatos que lhe são imputados. Havendo contestação, forma-se a lide: pretensão do autor versus resistência do réu.

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada.

A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo.

O que é lide e linha fina? São recursos jornalísticos que auxiliam na melhor absorção da notícia. A diferença entre lide e linha fina é que o lide está incorporado ao texto, sendo, geralmente, o primeiro ou o primeiro e o segundo parágrafos do texto, contendo todas as informações relevantes.

O lead é a abertura da matéria. Nos textos noticiosos, deve incluir, em duas ou três frases, as informações essenciais que transmitam ao leitor um resumo completo do fato. Precisa sempre responder às questões fundamentais do jornalismo: o que, quem, quando, onde, como e por quê.