Qual a diferença entre objeto e predicado?

Perguntado por: rsalazar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Qual é, então, a diferença entre o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto? A diferença é: O predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito. O predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto.

A diferença entre predicativo do objeto e predicativo do sujeito é que no predicativo do objeto a característica é atribuída ao objeto, enquanto no predicativo do sujeito a característica é atribuída ao sujeito. Compare: Os professores são ótimos. A turma adorou os professores novos.

O predicativo do objeto é o termo que qualifica o objeto da oração, seja ele direto ou indireto. O predicativo do objeto não deve ser confundido com o adjunto adnominal. O predicativo do objeto classifica e qualifica o objeto da oração. O predicativo do objeto é um termo integrante da oração.

Ambos têm como função atribuir uma característica a outro termo da oração. Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto).

Essa categoria tem o objetivo de atribuir características a outros elementos de uma oração. Por isso, é comum que as pessoas se confundam. Mas a diferença entre eles é simples: enquanto o predicativo do sujeito define uma qualidade do sujeito, o predicativo do objeto define uma qualidade do objeto da oração.

Significado de Objeto
substantivo masculino Coisa material que pode ser percebida pelos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar): uma bola é um objeto, um lápis é um objeto, um celular é um objeto. Causa de um sentimento, de uma ação: o objeto do desejo.

Objeto direto e indireto
Para identificar o objeto indireto, devem ser feitas as perguntas de quê?, para quê?, de quem?, para quem?, em quem? ao verbo.

O Predicativo do Objeto é o elemento que atribui uma característica ao objeto direto ou ao objeto indireto. Ele ocorre quando o predicado é verbo-nominal e funciona como núcleo nominal do predicado. Exemplos: O professor deixou João desconsolado.

O objeto direto é um complemento verbal e na maioria das vezes ele não está acompanhado por preposição. Assim como o objeto indireto, o objeto direto é um termo integrante da oração que completa o sentido dos verbos transitivos, o qual sozinho não consegue transmitir uma mensagem com sentido completo.

A diferença entre sujeito e objeto perpassa tanto o sujeito quanto o objeto. Ela não deve ser absolutizada nem apagada do pensamento. No sujeito propriamente tudo é imputável ao objeto; o que nele não é objeto, faz estalar semanticamente o "É".