Como acender incenso?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 3 votos

– É só colocar fogo na ponta do incenso e deixar a chama acesa de 1 a 2 minutos. Enquanto a chama está acesa, a fumaça não tem aroma e não deve ser inalada. – Passado esse tempo, apague a chama movimentando o incenso ou assopre até que a brasa cubra toda a área da ponta do incenso.

Na hora de acender o incenso, você vai precisar de um incensário ou recipiente próprio. Deixe em uma superfície segura, longe de materiais inflamáveis. Com um fósforo, queime o incenso começando pela extremidade em que o primeiro nó foi dado e aguarde até que ele acenda bem antes de deixá-lo consumindo.

Antes de acender o incenso, é importante ter um propósito em mente. “A intenção ajuda a se conectar e transforma o momento em um ritual”, ensina Mariana.

Encontre um local adequado para queimar o incenso.
Como esses produtos liberam muita fumaça, é preciso queimar o bastão em um local bem arejado. No entanto, ao mesmo tempo, você deve mantê-lo longe de janelas ou portas abertas, onde passa muita corrente de ar.

Para apagar a chama que ficou acesa no incenso, nunca deve ser apagada com o sopro! Porque estará a dar, o seu sopro vital, ao incenso e isso, não é adequado.

Para evitar que as más energias permaneçam e reflitam em um corpo cansado para o dia seguinte, o melhor a se fazer é acender incenso à noite. Tire uns minutos para deitar e descansar de olhos fechados, inspirando e expirando o aroma suave escolhido.

Caso não queira ou não possa soprar as cinzas ao vento em um lugar afastado, o mais recomendável é que as coloque no lixo ou as deposite no vaso sanitário. Ao terminar a queima, pegue os restos do incensário e jogue-os fora se despedindo internamente daquilo que não lhe serve mais.

Ao acender o incenso, visualize as boas energias vindo em seu encontro. Diga a ele o que você deseja. Lembre-se do porquê você está fazendo isso e acompanhe a sua queima sempre com esse objetivo em mente.

Algumas tradições orientais dizem que se você acender um incenso todos os dias no mesmo horário e local cria-se uma egregora energética muito benéfica ao ambiente o tornando sagrado e refinando ainda mais a energia do local a cada dia.

Sálvia Branca

3️⃣ Incenso de Sálvia Branca = proporciona uma limpeza energética no ambiente, afastando energias ruins e trazendo sensação de bem estar e paz interior. Também estimula o amadurecimento da alma, auxiliando pessoas com dificuldades para digerir as experiências da vida.

A dica, segundo Alessandra, é jamais usar simultaneamente dois ou mais incensos, com fragrâncias ou efeitos diferentes. “Um bom incenso, se usado junto a outro com o mesmo objetivo, no mesmo ambiente, pode até ter o seu efeito energético potencializado.

O incenso pode ser aceso à noite? Pode sim. Inclusive o incenso pode auxiliar no processo de relaxamento para pegar no sono com mais facilidade. Para aqueles que têm insônia, acender um incenso no quarto e tentar uma meditação pode ser um método natural e eficiente no combate às noites mal dormidas.

Por isso, o melhor horário para se usar um incenso é durante o dia, com a casa bem aberta; quando todos saíram; ou em um incômodo em que se há pouco movimento.

Acendendo o incenso
Além disso, o isqueiro libera muito mais fogo e gás. Em hipótese alguma mantenha a vareta perto de qualquer produto inflamável, como em cima de madeira sem proteção, cortinas e tapetes, na altura de crianças e animais. É importante apoiar incenso no suporte próprio para evitar acidentes.

O tempo de duração da queima do incenso pode variar em média de 20 a 30 minutos, caso você deseje apagá-lo antes que ele termine de queimar basta você molhar a pontinha acesa do incenso em água e assim ela irá apagar.

Mantenha o cuidado de acender os incensos em locais arejados para manter a circulação de ar e evitar qualquer tipo de alergia, caso alguém da sua casa já tenha histórico com rinite alérgica. Tirando isso, independente de qualquer religião ou crença, qualquer um pode usar incenso em casa ou no trabalho.