Como acabar com o soluço?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Há várias estratégias comuns e inofensivas para terminar um episódio de soluços, que podem ou não resultar:

  1. Suster a respiração.
  2. Respirar fundo.
  3. Comer um pedaço de gengibre fresco, pão ou açúcar.
  4. Sugar sumo de um limão.
  5. Ingerir uma bebida com água quente e mel.
  6. Gargarejar com água.

Coloque o dedo na boca ou utilize um objeto para tocar a úvula (o “sininho da garganta), a fim de provocar reações de arroto e vômito para aliviar a pressão dentro do estômago; Coce o céu da boca com um cotonete de algodão; Sente-se, erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles, fazendo pressão sobre o tórax.

O soluço é uma condição – geralmente passageira – causada pelo espasmo do diafragma. Muito comuns em bebês, pode ocorrer também em adultos, quando se come muito rápido ou se ingere bebidas alcoólicas em excesso, por exemplo. Apesar de poder indicar algumas doenças, o soluço é geralmente benigno.

Em todos os lugares do mundo, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: “São Brás te proteja.” Ou simplesmente: “São Brás.”

Omeprazol, antiácido, sal de frutas, procinético e alginato são medicamentos que podem ajudar quem tem refluxo. O tratamento do refluxo é feito com mudança de hábito alimentar, remédios e, às vezes, cirurgia.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

O consumo excessivo de alimentos que aumentam a produção de gases, como repolho, brócolis, feijão, ervilha e arroz integral, por exemplo, também podem provocar a dilatação do estômago e estimular o nervo frênico, resultando em soluços constantes.

Geralmente, é uma condição benigna, passageira e autolimitada. Na maioria das vezes, a causa não é grave e pode ser apenas uma reação do sistema gastrointestinal a uma má alimentação ou a um consumo exagerado de bebida alcoólica, por exemplo.

Da análise dos casos clínicos publicados, os pontos mais usados para o tratamento dos soluços são os seguintes: GV 14;PC 6;CV 12; ST 36; BL 17; BL 20; BL 21; CV22 e LR 14.

Acabando com uma crise de soluços – soluções caseiras que funcionam! Prender a respiração eleva a quantidade de moléculas de gás carbônico (CO2) na corrente sanguínea, o que faz com que o cérebro atue no sentido de contrair o diafragma.

Faça o bebê arrotar
Outra forma bastante utilizada é colocar o bebê na posição vertical para fazê-lo arrotar. Isso facilita a saída de gases presentes no estômago, aliviando o soluço.

O álcool também pode provocar soluço, porque irrita o estômago e o esôfago, e tudo o que irrita ou distende o tubo digestivo desencadeia esse sintoma. O frio também pode contrair a musculatura do diafragma, principalmente em bebês e crianças.

Gastrite e refluxo gastroesofágico: se as crises prolongadas de soluço são acompanhadas de queimação ainda pode ser um sinal da gastrite ou do refluxo, ambos relacionados a acidez no estômago/esôfago. Fique atento à azia, náuseas e má digestão.