Como acabar com chulé?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 18 votos

O que fazer para acabar com o chulé?

  1. Lave bem os pés. ...
  2. Seque bem os pés. ...
  3. Esfolie os pés. ...
  4. Mantenha a pedicure em dia. ...
  5. Aposte em antitranspirantes específicos para reduzir a transpiração dos pés. ...
  6. Meias limpas, sempre. ...
  7. Cuide dos seus sapatos.

Lavar seus pés com sabonetes e esfoliá-los uma vez por semana (para remover as células mortas das quais as bactérias se alimentam) são tarefas que ajudam na missão de como acabar com o chulé. Isso reduz a proliferação de bactérias nos pés.

Escalda-pés de camomila
A camomila possui um efeito suavizante, que muda temporariamente o PH da pele, secando os pés e eliminando o excesso de suor. Assim, é possível diminuir a umidade que provoca o desenvolvimento das bactérias e surgimento do cheiro a chulé.

Chulé: como evitar o mau cheiro nos pés de forma prática

  • Invista em sapatos abertos. ...
  • Limpe constantemente os calçados. ...
  • Considere os talcos e antitranspirantes. ...
  • Higienize os pés adequadamente. ...
  • Escolha as meias certas.

Se os seus sapatos podem ser lavados na máquina, escolha um detergente de qualidade e com aroma agradável. Seque ao sol, já que o calor ajudar a eliminar as bactérias de forma natural. A falta de ventilação nos pés e os tipos de tecidos dos calçados são fatores importantes no combate ao chulé.

Sal grosso dentro da palmilha do seu sapato. e coloca dos dois lado. Pode caprichar, coloca. quantidade grande e deixa por vinte e quatro horas, depois é só usar!

A bromidrose plantar, ou o famoso chulé, é causado pelos compostos químicos liberados pelas bactérias presentes na nossa pele, que se alimentam a partir do suor e das células mortas nela presentes. O famoso mau odor que tende a gerar desconforto no nosso dia a dia, pode sim ser amenizado e eliminado.

Bicarbonato de sódio
A primeira dica é como tirar o cheiro de chulé do tênis com bicarbonato de sódio. Você pode espalhar um pouco dessa substância no interior do tênis e deixar agir durante a noite. No dia seguinte, retire-a e use um pano seco para finalizar a limpeza. Pronto!

O cheiro do cecê e do chulé diferem um pouco, mas no fundo têm algo em comum: o ácido acético, que também está presente no vinagre. Para dar cabo dele, misture sal grosso em água morna, lave bem e depois seque melhor ainda.

Por que alguns chinelos dão chulé, apesar de o pé permanecer descoberto? Porque os calçados produzidos com materiais sintéticos, como borracha e plástico, tendem a concentrar mais o calor e a umidade e, consequentemente, aumentar o mau cheiro.

Utilize os produtos certos. O detergente neutro, o limpador multiuso e o sabão líquido são as melhores opções de materiais de limpeza para lavar tênis. Por não serem muito abrasivos, não retiram a cola, nem danificam o material. Nos tênis brancos também pode ser usado o alvejante, desde que ele não tenha cloro.

Spray de água e vinagre: o último método que recomendamos, e que você pode também usar em conjunto com um dos dois anteriores, é preparar você mesmo uma mistura com três partes de água e uma parte de vinagre de maçã. Coloque a mistura em um borrifador, agite e, por fim, borrife um pouco dela no interior dos sapatos.

O sal serve para retirar a umidade, evitando a propagação de bactérias, e o bicarbonato é o que tira de fato o chulé, devido ao seu alto teor alcalino, que combate os microrganismos responsáveis pelo mau odor.

O médico, no entanto, alerta: “Não se pega cecê de outras pessoas, as bactérias que o causam são próprias do organismo de cada um”, explica. Ele afirma que o odor não pode ser considerado uma infecção.

Outros compostos produzidos por essas bactérias que apresentam odor desagradável são o ácido butírico (C3H7COOH), o metanotiol (H3C-SH), a amônia (NH3) e a butanodiona.

E isso acontece tanto com homens quanto com mulheres. Entretanto, a incidência de chulé costuma ser mais alta nos homens.