Com quantos graus é considerado febre?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 15 votos

febre – temperatura maior que 38ºC. A pessoa pode tomar um comprimido de paracetamol, usar apenas uma camada de roupa ou colocar gelo na testa. Se não houver melhora em até 3 horas, é preciso ir ao pronto-socorro. febre alta – mais de 39,6°C.

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C. Febre alta: entre 39º e 39,9º C.

Para qualquer indivíduo, a temperatura normal do corpo humano varia entre 36,5ºC e 37ºC.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.

Quando a temperatura está entre 37,5ºC e 37,8ºC, estamos com uma febrícula, também chamada de estado febril. Acima dos 37,8ºC não tem jeito: é febre mesmo. Mas, para identificar este estado, nada de colocar a mão na testa. É preciso usar um termômetro.

Segundo as normas da área de saúde, é indicada febre baixa quando o termômetro apontar temperaturas até 38,5ºC, febre média quando atingir até 39,4ºC e acima de 39,5ºC quadro febril grave, sendo recomendado ir a uma unidade de saúde para que algum medicamento seja receitado e o caso acompanhado.

Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos; Tome banho com água morna; Beba bastante água e líquidos em geral.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

As variações de temperatura costumam variar apenas 1 grau. Por exemplo, um paciente pode ser diagnosticado com febre contínua se sua temperatura corporal geralmente está em 38,5º C — e varia no máximo entre 37,5º e 39,5º C.

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Convulsões febris são convulsões desencadeadas por uma febre de, pelo menos, 38 ºC. A maioria das convulsões febris são inofensivas e causadas por febre devido a uma infecção leve. Menos frequentemente, uma convulsão febril pode ser o primeiro sinal de um distúrbio neurológico ainda não reconhecido.