Até quando foi aplicada a vacina da varíola no Brasil?

Perguntado por: spilar3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Erradicação da varíola há 50 anos no Brasil adotou técnicas usadas até hoje. Há 50 anos, em abril de 1971, 19 moradores da Vila Cruzeiro, uma comunidade de baixa renda no bairro da Penha, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, foram os últimos a terem varíola no Brasil.

A vacinação contra a doença parou de ser realizada em todo o mundo em 1980, quando a varíola se tornou a primeira doença humana a ser eliminada no planeta. Existe vacina específica para monkeypox?

Na verdade, a primeira campanha de erradicação da varíola pela OMS começou em 1959. A empreitada não foi bem-sucedida por falta de vacinas. “Os últimos 19 casos aconteceram aqui no Rio de Janeiro, na Vila Cru- zeiro, bairro da Penha, em abril de 1971”, recorda-se Schatzmayr.

Isso porque não há quantidade de imunizantes para uma produção em larga escala e por que o total de casos não está fora de controle. “As decisões sobre o uso de vacinas contra Smallpox ou Monkeypox devem ser baseadas em uma avaliação completa dos riscos e benefícios caso a caso”, disse a OMS em comunicado.

O Projeto de Lei 1917/22 inclui a vacina contra a varíola dos macacos no Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), passando a ser obrigatória para todas as pessoas indicadas em regulamento do Ministério da Saúde.

A pistola de vacinação faz parte de um avanço tecnológico: foi um objeto importante na campanha mundial de erradicação da varíola.

Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem? A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, administrada em recém-nascidos preferencialmente antes do bebê deixar a maternidade. É por causa dessa vacina que os casos graves de tuberculose são bem mais raros hoje em dia.

Quem lembra dessa pistola de vacinação? Vacinas contra tuberculose, varíola e outras eram aplicadas por esse aparelho sem agulha, que utilizava a compressão do ar para injetar o líquido na pele.

O Brasil recebeu o primeiro de lote de vacinas contra a varíola dos macacos, doença também conhecida como Monkeypox. A remessa, com 9,8 mil doses, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos (SP) na última terça-feira (4).

A varíola foi erradicada do mundo em 1980. Segundo informações veiculadas pela Fiocruz, estudos realizados após a erradicação da varíola, na África, onde a Monkeypox já circula há decadas, mostraram que pessoas vacinadas contra varíola tinham 85% de proteção contra Monkeypox, em comparação aos não vacinados.

Pessoas de 18 a 49 anos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas com suspeita ou contaminadas com a mpox. A vacina deve ser aplicada em até quatro dias após a exposição.

A partir desta segunda-feira (13) a vacinação contra a mpox, a doença antigamente chamada de 'varíola dos macacos', deverá estar disponível em todos os serviços de vacinação do Brasil.

Utilizava-se o injetor de pressão para a aplicação da vacina, o que garantia a vacinação de muitas pessoas em um curto espaço de tempo. A Campanha de Vacinação contra a Varíola foi sucesso absoluto, atingiu cerca de 100% da população e garantiu ao Brasil a certificação internacional da erradicação da varíola em 1973.

Por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou iOS) ou da versão web, o cidadão consegue acompanhar se o registro da vacina foi inserido no sistema de informação.