Saúde

Quem pode fazer patologia clínica

Patologia Clínica é uma especialidade complexa da medicina e que envolve os mais diversos profissionais, como farmacêuticos, físicos, químicos, médicos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros.

... Ler mais

Qual é o exame utilizado para confirmar o diagnóstico da patologia

A Anatomia Patológica é um dos ramos da Patologia, que estuda as alterações orgânicas (morfológicas), causadas pelas doenças (lesões) e, consequentemente, permitindo importante auxílio ao diagnóstico do paciente.

... Ler mais

Quais os tipos de patologia mais comum são admitidos na clínica médica

Nessa classificação se enquadram a hipertensão, a diabetes e o câncer, que estão na lista das DCNT mais recorrentes.

... Ler mais

Qual é o objetivo do estudo da patologia

O objetivo principal é o “estudo científico da doença” e o “conhecimento das causas da doença, como esta começa, progride e com a possível explicação dos sinais e sintomas subjacentes e exibidos pelo doente”.

... Ler mais

Qual a diferença entre biópsia e anátomo patológico

Quais as diferenças entre a biópsia e o exame anatomopatológico? A biópsia é o procedimento de retirada de fragmentos ou totalidade das lesões suspeitas. Já o exame anatomopatológico é a análise de tecidos e células retiradas do corpo através da biópsia ou outros métodos.

... Ler mais

Que falta de vitamina causa formigamento

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência. O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 toma por base os exames de sangue.

... Ler mais

Como é o formigamento da diabetes

Formigamento, perda da sensibilidade, dor, sensação de queimação ou agulhadas, dormência e fraqueza nas pernas e/ou pés são os principais sintomas da neuropatia periférica, uma das complicações mais comuns nos pacientes com diagnóstico de diabetes.

... Ler mais

O que significa dormir e acordar com as mãos dormentes

Se suas mãos dormentes ao acordar são causadas por uma posição de sono inadequada, mudar a posição do sono pode ajudar a aliviar os sintomas. Tente dormir com as mãos retas ou com um travesseiro abaixo dos pulsos para evitar que se dobrem durante a noite.

... Ler mais

Qual corticoide para parestesia

Outra forma seria o uso de cortisona, 100 miligramas a cada seis horas durante os dois ou três primeiros dias, para que, se houver melhora, haja um espaçamento entre as doses iniciais.

... Ler mais

O que é parestesia da ansiedade

Arrepios ou sensações de calor. Parestesia (dormência ou formigueiro – sensações)

... Ler mais

O que causa parestesia na boca

O que causa a parestesia? A parestesia aparece quando ocorre alguma lesão no nervo alveolar, que fica no interior da mandíbula e é responsável pela sensibilidade do lábio inferior e da região do queixo. O sintoma também pode surgir quando outros nervos são atingidos, como os presentes na língua ou na face.

... Ler mais

O que tomar para melhorar a circulação do sangue

Dentre os mais comuns estão a heparina, a fondaparinux e a varfarina. s antiocoagulantes atuam garantindo que o sangue permaneça no estado líquido e evitando a formação de coágulos que possam bloquear o fluxo sanguíneo. Assim, melhoram a circulação no sangue e previnem problemas nas artérias.

... Ler mais

Qual o médico que trata de dormência nas mãos

Na presença de sintomas de dormência ou parestesias dos dedos e/ou mãos deve procurar um médico ortopedista especialista em mão, de modo a efetuar o diagnóstico correto e atempado da patologia em causa e, desta forma, ser orientado para fazer o tratamento mais adequado para cada situação.

... Ler mais

Quais os exercícios para dormência nos pés

Entre os principais exercícios indicados estão aqueles que evitam impacto, como pilates, hidroginástica, natação, priorizando o alongamento dos músculos envolvidos. Exercícios simples podem ajudar no treino da musculatura dos pés e podem ser feitos em casa.

... Ler mais

Como testar parestesia

Teste ou sinal de Tinel, que consiste na percussão leve sobre o punho, na localização do nervo mediano. Assim, o resultado positivo é quando essa percussão transmite uma sensação de parestesia na região de distribuição do nervo mediano.

... Ler mais

O que é parestesia na cabeça

Parestesia é o termo médico usado para descrever a sensação de formigamento no corpo. No couro cabeludo, a parestesia pode ocorrer isoladamente ou junto a outros sintomas como ardência, coceira, caspa ou dor.

... Ler mais

É possível ouvir vozes na paralisia do sono

É comum pessoas com esse tipo de paralisia relatarem algumas alucinações. Elas podem ter a impressão de ver seres sobrenaturais, monstros, escutar vozes ou sentir toques. Também pode haver a sensação de sufocamento no peito e sensações de estar saindo do próprio corpo.

... Ler mais

É normal acordar sufocado

Isso pode ocorrer várias vezes durante a noite. Quando isso acontece, a oxigenação do sangue diminui e o coração precisa acelerar para que a pessoa acorde para recuperar o ar. Por esse motivo a pessoa acorda imediatamente, como se tivesse se afogando ou tomando um susto.

... Ler mais

O que pode ser acordar chorando

Em alguns casos, o terror noturno pode ser sinal de estresse, trauma, ansiedade, depressão ou outras condições psicológicas. Se nada parece resolver o problema, considere procurar a orientação de um psicólogo.

... Ler mais

O que significa sonhar e lembrar do sonho

Somente quando acordamos durante ou logo após o sono REM é que a memória de um sonho ainda se mantém. Há evidência de que certos neurónios que estão ativos durante o sono REM podem suprimir ativamente as memórias dos sonhos. Esses neurónios produzem a hormona concentradora de melanina, que ajuda a regular o sono.

... Ler mais