Como é o formigamento da diabetes?

Perguntado por: lbelchior . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 6 votos

Formigamento, perda da sensibilidade, dor, sensação de queimação ou agulhadas, dormência e fraqueza nas pernas e/ou pés são os principais sintomas da neuropatia periférica, uma das complicações mais comuns nos pacientes com diagnóstico de diabetes.

Este tipo de neuropatia é caracterizado pelo acometimento dos nervos periféricos, sendo o tipo mais comum de neuropatia diabética. Normalmente, tem início pelos pés e também nas pernas, seguido pelas mãos e braços.

Diabetes. O diabetes é responsável por cerca de 30% dos casos de neuropatia periférica. Geralmente o formigamento das mãos é um dos primeiros sinais de diabetes, sendo que em muitos casos, as pessoas podem apresentar formas leves e graves de danos nos nervos.

É preciso ter muita atenção quando o formigamento atinge um dos lados do corpo, afetando mãos e pés simultaneamente. Especialmente quando acontece do lado esquerdo do corpo, esse pode ser um importante sinal de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou de infarto do miocárdio.

A diabetes pode causar dores no corpo e fadiga de várias maneiras, incluindo neuropatia diabética, inflamação, problemas de sono e desidratação. O tratamento desses sintomas depende da causa subjacente, mas pode incluir controle do açúcar no sangue, medicamentos para dor, exercícios e hidratação adequada.

Formigamento – também é mais frequente nos dedos, mãos, pés, braços ou pernas, mas provoca uma sensação de queimação, como se a parte afetada estivesse sendo perfurada por pequenas agulhas.

O formigamento no corpo, também chamado de parestesia, é a sensação de estar recebendo várias agulhadas na pele ao mesmo tempo. Dependendo da intensidade, pode ser bem desagradável.

Além disso, pessoas que experimentam, além do formigamento, sintomas como fraqueza ou paralisia, dor intensa, palidez ou coloração arroxeada na mão também devem buscar socorro médico imediato. Esses sinais podem ser indicativos de uma condição grave que requer atenção e tratamento rápidos.

Basicamente, a pré-diabetes acontece quando a glicose não é metabolizada, nem aproveitada o suficiente, de modo a acumular no sangue. O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl.

A Tenosinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos, é uma inflamação no tendão responsável pelo movimento de dobrar os dedos. Os dedos afetados apresentam níveis de dificuldade em flexionar e estender, podendo até mesmo ficar em posição “travada”, por isso o nome Dedo em gatilho.