Quais os tipos de patologia mais comum são admitidos na clínica médica?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

Nessa classificação se enquadram a hipertensão, a diabetes e o câncer, que estão na lista das DCNT mais recorrentes.

Saiba agora quais são as principais doenças diagnosticadas por nossos Clínicos Gerais:

  1. Coronavírus (COVID-19) ...
  2. Doenças mentais. ...
  3. Diabetes. ...
  4. Hipertensão. ...
  5. Infecção Urinária. ...
  6. Febre, especialmente em crianças. ...
  7. Check-up anual.

Entre as doenças mais comuns no Brasil, estão: diabetes, depressão, alzheimer, câncer e hipertensão.

Doença cardíaca, diabetes, AVC, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica foram coletivamente responsáveis por quase 100 milhões de anos de vida saudáveis adicionais perdidos em 2019 em comparação com 2000.

Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

Clínica médica é uma especialidade que combina conhecimentos gerais sobre o corpo humano, priorizando a atuação na atenção primária. Basicamente, ela reúne um pouco dos saberes de quase todas as demais especialidades, excluindo apenas as de atuação cirúrgica.

O especialista em Clínica Médica é um médico com formação generalista, apto a atuar nos níveis primário, secundário e terciário da atenção à saúde. ​ Por ter um conhecimento muito amplo sobre a saúde do corpo humano, está apto a tratar doenças diversas que não necessitam de um acompanhamento exclusivo e detalhado.

O estudo Demografia Médica no Brasil revelou que quatro especialidades (clínica médica, pediatria, cirurgia geral e ginecologia e obstetrícia) concentram mais de 164 mil titulados, dentre as 55 especialidades reconhecidas no País, ou seja, 38% do total.

Além de significar o estudo das alterações produzidas no organismo pelas doenças, o termo patologia é também utilizado para designar essas mesmas alterações. Ex.: patologia da hipertensão arterial, patologia da febre tifóide, patologia da doença de Chagas etc.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para descrever quais são as doenças mais comumente diagnosticadas em adultos, suas principais causas e seu tratamento.

  • Depressão.
  • Obesidade.
  • Hipertensão arterial.
  • Diabetes.
  • Asma.
  • Acidente Vascular Cerebral.
  • Câncer.

O que é uma doença patológica? Uma doença nada mais é do que uma manifestação patológica que acontece no organismo humano. Associada a sintomas específicos, a doença é, então, considerada como um processo patológico.

A patologia clínica é uma área especializada da medicina laboratorial que interpreta testes laboratoriais por meio técnicas químicas, físicas, físico-químicas, biológicas e morfológicas aplicadas nos pacientes.

A patologia clínica é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico laboratorial das doenças. A Patologia Clínica é a especialidade médica responsável pelas análises clínicas.

Sobre a Especialidade
Patologia é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Ela envolve tanto a ciência básica quanto a prática clínica, e é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.

Acne, psoríase, vitiligo e micose são apenas alguns dos problemas mais comuns. E para tratar essas e outras doenças, é preciso conhecê-las e realizar um diagnóstico precoce. A seguir, preparamos um artigo completo com alguns dos tipos mais comuns de doenças de pele para você se manter informado.