Saúde

Como saber se eu estou com gripe ou Covid

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

... Ler mais

Como acabar com a tosse e irritação na garganta

Como parar de tossir? 10 dicas para acabar com a tosse

  1. Beba bastante água para manter a garganta hidratada. ...
  2. Use umidificadores de ambiente para evitar os efeitos do clima seco e frio. ...
  3. Mantenha o ambiente bem ventilado e limpo para evitar alérgenos. ...
  4. Prefira alimentos mais macios e leves.
... Ler mais

É bom passar Vick na garganta

Pastilhas Vick Mentol proporcionam uma sensação de frescor, ajudando a aliviar sintomas incômodos como tosse e dor de garganta. Basta deixar a pastilha dissolver lentamente na boca, sem mastigá-la.

... Ler mais

Qual o melhor chá para tosse seca à noite

Chá de canela: com as propriedades antibacterianas da canela, este chá é ótimo para ajudar contra a tosse seca e com expetoração. Dica: Junte ao chá umas gotas de limão e mel (se também tiver, pode colocar também cravo da Índia). Estes ingredientes vão impulsionar as propriedades da canela.

... Ler mais

O que faz uma pessoa entrar em convulsão

Outros fatores como febre alta, tumor cerebral, hipoglicemia, acidente vascular cerebral (AVC), meningite, intoxicação, traumatismo crânioencefálico, reações adversas a medicamentos e abuso de drogas ou álcool podem ocasionar uma crise.

... Ler mais

Porque a língua enrola na convulsão

Nestes casos, os familiares, amigos ou qualquer pessoa, pode ajudar quem estiver em convulsão. Para ajudar é preciso saber que há algumas crenças que não são verdadeiras. A crença mais difundida é a de que a língua enrola durante uma convulsão: Isto é mito. A língua não enrola.

... Ler mais

Como saber se tive uma convulsão dormindo

As convulsões do lobo frontal, geralmente, acontecem em 'grupos' (muitas convulsões próximas umas das outras), mas geralmente são breves. Elas podem incluir movimentos bruscos súbitos, posturas ou movimentos estranhos dos braços ou das pernas, gritos altos e vagar durante o sono.

... Ler mais

Quem tem problema de convulsão pode se aposentar

Tanto o lúpus quanto a epilepsia podem ser incapacitantes e ser causa de aposentadoria por invalidez quando a inspeção médico-pericial detectar um grau de disfunção social e laboral que inviabilize os serviços.

... Ler mais

O que pode causar convulsões em idosos

Traumatismo cranioencefálico (5% a 10%); Abstinência alcoólica (5% a 10%); Infecções (5% a 10%); Intoxicações (5% a 10%).

... Ler mais

O que é Gardenal e para que serve

Este medicamento é destinado à prevenção do aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia (doença do sistema nervoso central que causa convulsões ou ausências do paciente) ou crises convulsivas de outras origens.

... Ler mais

É possível ter convulsão mesmo tomando remédio

Luzes intermitentes podem desencadear crises epilépticas. Da mesma forma, jogos eletrônicos, filmes com muitas cores, animações com muitos frames e iluminações pesadas podem engatilhar convulsões. Novamente, pessoas que utilizam seus remédios de forma correta tendem a ter menos crises.

... Ler mais

Qual é a causa da epilepsia

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro marcada por crises repetidas. As causas podem ser lesões no cérebro, infecções, abuso de bebidas alcoólicas e uso de drogas.

... Ler mais

Quais são os sinais apresentados pelo indivíduo durante a crise convulsiva

O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência.

... Ler mais

Quem tem enfisema pode fazer força

Conclui-se que o exercício resistido é eficaz dentro de um programa de reabilitação, uma vez que melhoram a funcionalidade e aumento de força muscular periférica em pacientes acometidos pelo enfisema pulmonar.

... Ler mais

Quais os primeiros sintomas de um enfisema pulmonar

Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo.

... Ler mais

Como é a dor nas costas do pulmão

Essa dor pode ser semelhante a problemas na coluna vertebral ou devido a fraturas nos ossos das costelas. Por outro lado, a dor torácica se apresenta um pouco diferente em problemas cardíacos, como no infarto. Nesses casos, a pessoa pode sentir dor intensa na forma de pressão no peito ou aperto.

... Ler mais

Quem tem enfisema pode ter pneumonia

O pneumologista José Eduardo Martinelli explica que pessoas com DPOC podem desenvolver uma série de doenças respiratórias que se manifestam junto do quadro de bronquite crônica ou enfisema. “As complicações mais frequentes são as infecções, principalmente a pneumonia.

... Ler mais

Como saber se o seu pulmão está bem

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

... Ler mais

Como é que fica o pulmão de um fumante

O pulmão do fumante fica completamente escurecido pelo alcatrão, enquanto o pulmão de uma pessoa saudável tem a coloração mais rosada e um aspecto muito melhor. Mas é claro que as diferenças não param por aí e vão muito além da estética.

... Ler mais

Quem tem enfisema pulmonar O que não pode comer

Alimentos processados como os embutidos não são recomendados, pois possuem alto teor de sódio e nitrito que são prejudiciais a pessoas com DPOC. Além disso, são muito gordurosos. O álcool também pode diminuir a taxa de respiração e dificultar a tosse com muco.

... Ler mais