Saúde

Quais são as doenças que podem acometer a mucosa bucal

Veja a seguir quais são elas!

  1. Cárie. A cárie é a segunda doença mais comum depois do resfriado. ...
  2. Gengivite. A gengivite é causada por diversas bactérias. ...
  3. Periodontite. A doença periodontal ocorre quando a gengivite evolui e passa a afetar os tecidos de suporte e o osso. ...
  4. Afta. ...
  5. Candidíase. ...
  6. Herpes labial. ...
  7. Doença mão-pé-boca.
... Ler mais

O que causa mucosa na pele

As leishmanioses cutânea (LC) e mucosa/mucocutânea (LM) são doenças infecciosas que afetam a pele e as mucosas. São causadas por protozoários do gênero Leishmania, que são transmitidos a animais e humanos por vetores da família Psychodidae.

... Ler mais

Quais as camadas da mucosa

A mucosa possui três componentes: o epitélio de revestimento, a lâmina própria subjacente, formada por tecido conjuntivo frouxo vascularizado e uma delgada camada de músculo liso, a camada muscular da mucosa. A túnica mucosa apresenta variações significativas que de segmento para segmento no trato digestório.

... Ler mais

Quais as características da camada mucosa

A mucosa possui três componentes: o epitélio de revestimento, a lâmina própria subjacente, formada por tecido conjuntivo frouxo vascularizado e uma delgada camada de músculo liso, a camada muscular da mucosa. A túnica mucosa apresenta variações significativas que de segmento para segmento no trato digestório.

... Ler mais

Como é mucosa nas fezes

No intestino o muco normalmente é produzido em baixa quantidade, tem coloração esbranquiçada ou amarelada e dificilmente é notado. Assim, pequenas quantidades de muco podem aparecer nas fezes sem que isso signifique qualquer problema de saúde. frequência, esse pode ser um sinal de que há alguma alteração no intestino.

... Ler mais

O que aumenta a mucosa do intestino

O uso de alimentos contendo fibras prebióticas ou mesmo glicanos sintéticos projetados para atingir a atividade microbiana na mucosa aumentará a colonização com micróbios benéficos, e sua presença e atividade de degradação de glicano estimularão a saúde da mucosa.

... Ler mais

Quem tem miocardiopatia

Seus sintomas são: cansaço, falta de ar, palpitações e inchaço na parte inferior do corpo. Além de favorecer o surgimento de insuficiência cardíaca, o paciente que sofre de miocardiopatia também está mais propenso a desenvolver coágulos sanguíneos e arritmias.

... Ler mais

Qual exame detecta coração grande

Partindo para os exames de imagem, temos o raio X de tórax, que é importante para avaliar diversas estruturas do tórax, inclusive o coração. Ele é indicado para avaliar o tamanho e o formato do coração, o que é importante para investigar, por exemplo, quadros de insuficiência cardíaca.

... Ler mais

Como detectar infecção no coração

O diagnóstico da endocardite bacteriana se baseia no exame físico, no levantamento do histórico clínico e na avaliação dos sintomas que o paciente apresenta. A hemocultura é um exame de sangue que tem se mostrado indispensável para identificar o tipo de bactéria responsável pela infecção e orientar o tratamento.

... Ler mais

O que causa a diminuição dos batimentos cardíacos

O fator chave para a bradicardia é a idade. Pessoas idosas estão mais sujeitas à doença. Entretanto, mesmo os jovens que fumam, exageram no consumo de álcool, sofrem com pressão alta, estresse e ansiedade fazem parte do grupo de risco.

... Ler mais

Como tratar bactéria no coração

A endocardite bacteriana tem cura e o tratamento é feito através da introdução de antibióticos direto na veia, por um período aproximado de 4 semanas. O antibiótico adequado depende do tipo da bactéria que se alojou no coração do paciente.

... Ler mais

O que causa o inchaço do coração

O coração grande ou cardiomegalia não é uma doença, é um sinal de outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença arterial coronária e problemas nas válvulas do coração ou arritmia.

... Ler mais

O que é bom para o coração inchado

Mas também, anti-hipertensivos são usados, como o captopril, losartana, carvedilol, entre outros, que dilatam os vasos sanguíneos, facilitando o trabalho do coração. Antiarrítmicos como a digoxina também são usados, para fortalecimento do músculo cardíaco.

... Ler mais

O que é miocardite em crianças

A miocardite é a inflamação do músculo cardíaco, chamado de miocárdio, e ocorre quando o sistema imunológico causa uma inflamação em resposta a uma infecção ou algum outro fator.

... Ler mais

Quais as doenças que afetam os músculos

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.
... Ler mais

Qual exame de sangue detecta fadiga muscular

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

... Ler mais

Por que a fibromialgia dói tanto

É comum que o paciente com fibromialgia reclame constantemente de dor. Essa dor contínua se deve a estimulação repetida do nervo que faz com que o cérebro entenda aquilo como uma doença, consequentemente, ocorre um aumento anormal dos níveis de substâncias químicas que sinalizam dor (neurotransmissores).

... Ler mais

Tem colesterol na membrana plasmática

Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas.

... Ler mais

Quando uma substância passa através da membrana plasmática

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

... Ler mais

Onde é encontrada a parede celular

A parede celular é uma estrutura encontrada externamente à membrana plasmática e pode ser classificada em primária e secundária. As células vegetais apresentam algumas características peculiares, tais como a presença de plastídios, vacúolos e parede celular.

... Ler mais