Porões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
... Ler maisPortuguês
O que estuda a pragmática
A pragmática estuda essencialmente os objetivos da comunicação e compreende o seu contexto como determinante para a interpretação da mensagem transmitida. A compreensão da mensagem depende, sobretudo, das condições de domínio da linguagem do interlocutor e do conjunto de conhecimentos linguísticos e extralinguísticos.
... Ler maisQual é o exemplo de um sintaxe
Exemplo 1: Ana comprou uma casa / uma casa: complemento verbal, objeto direto. Exemplo 2: Pablo era consciente de tudo / de tudo: complemento nominal. É o termo integrante que indica quem praticou a ação expressa pelo verbo.
... Ler maisQual é a diferença entre semântica e pragmática
Logo, a Semântica lida com o sentido no nível explícito. Para a Pragmática, também concorrem as intenções do falante, que diz além do que diz. Assim, a Pragmática lida com o sentido no nível implícito.
... Ler maisO que é semântica e morfologia
morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.
... Ler maisQual é o valor semântico da palavra mas
O seu valor semântico é, sem dúvida, de oposição. No entanto, nada impede que, em determinados contextos, a mesma assuma um valor aditivo, tornando-se uma conjunção copulativa, como é o caso: «eu gosto de chocolate, mas você gosta de sorvete» significa o mesmo que «eu gosto de chocolate e você gosta de sorvete».
... Ler maisO que é metáfora de um exemplo
O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete. Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível.
... Ler maisComo explicar figuras de linguagem
Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.
... Ler maisQual é o exemplo de um sintaxe
Exemplo 1: Ana comprou uma casa / uma casa: complemento verbal, objeto direto. Exemplo 2: Pablo era consciente de tudo / de tudo: complemento nominal. É o termo integrante que indica quem praticou a ação expressa pelo verbo.
... Ler maisQual a diferença de semântica para morfologia
Veja a diferença entre os três: morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.
... Ler maisQual é a diferença entre semântica e pragmática
Logo, a Semântica lida com o sentido no nível explícito. Para a Pragmática, também concorrem as intenções do falante, que diz além do que diz. Assim, a Pragmática lida com o sentido no nível implícito.
... Ler maisQuais são os 5 tipos de conjunções coordenativas
Essas conjunções podem ser classificadas em cinco tipos diferentes: aditivas, adversativas, alternativas, explicativas e conclusivas.
... Ler maisQual é o valor semântico de como
A conjunção "COMO" pode ter três valores semânticos:causa, comparação e conformidade.
... Ler maisQual o valor semântico da palavra embora
Com o longo desuso, o advérbio se manteve, revestindo-se, no entanto, do valor semântico de afastamento: mandei-o embora.
... Ler maisPor que estudar semântica na educação básica
É fundamental um estudo sistematizado, detalhado, didático, contextual sobre o significado de palavras, expressões e de recursos semântico-linguísticos, possibilitadores da percepção de múltiplos aspectos nas mais variadas produções escritas da linguagem humana, inclusive, considerando a posição de programas oficiais, ...
... Ler maisQuais são as principais figuras de sintaxe
As Figuras de Sintaxe, também chamadas de figuras de construção, são recursos associados à organização e estrutura gramatical das frases. Elas são classificadas em assíndeto, polissíndeto, anacoluto, apóstrofe, elipse hipérbato, pleonasmo, silepse e zeugma.
... Ler maisO que é metonímia é um exemplo
A expressão “beber uma garrafa” é uma metonímia. Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.
... Ler maisO que é catacrese é um exemplo
A catacrese é uma figura de linguagem que representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou. Isso porque ao utilizarmos tanto determinada palavra, não notamos mais o sentido figurado expresso nela. Por exemplo: O pé da cadeira está quebrado.
... Ler maisO que é ter valor semântico
Valor semântico é o sentido atribuído às palavras mediante o seu contexto. Muitas vezes, as mesmas palavras têm significados distintos. Vejamos os exemplos: Tinha uma vizinha que era uma cobra!
... Ler maisO que responder quando perguntam qual é o seu pronome
O que responder quando perguntam qual é o seu pronome? Resposta verificada por especialistas Quando alguém perguntar qual o seu pronome, responda ele/dele, contudo no caso de pessoas de gênero fluido: ilu/Dile: não binária: elu/delu.
... Ler mais