Português

Faz três dias ou fazem três dias

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

... Ler mais

Qual é o advérbio de cor

– «de cor» é uma locução adverbial como «em breve» ou «com certeza», isto é, funciona globalmente como uma unidade lexical, que, ao contrário das preposições, não é seguida por um complemento (cf.

... Ler mais

Que é pronome ou preposição

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

... Ler mais

Tem vírgula antes de após

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

... Ler mais

Pode usar vírgula antes de preposição

A utilização da vírgula (,) antes de alguma preposição não ocorre devido a preposição possuir a função de ligar termos em uma oração, isto é, ligar palavras, subordinando-as umas as outras. Além disso, a preposição é classificada como uma classe de palavras invariável.

... Ler mais

O que significa a preposição sobre

O “sobre” é uma preposição utilizada como sinônimo de “em cima de”, “por cima de” e “acima de”. Ou seja, ela faz referência a algo que esteja numa posição superior. Esse termo também pode ser utilizado com o sentido de “acerca de”, “em relação à” e “a respeito de”.

... Ler mais

Quando não usar a preposição a

2. A preposição “a” não deve ser utilizada após a preposição “perante”. Exemplo: Quando o resultado das provas foi divulgado, ela chorou perante a todos.

... Ler mais

Quais são as locuções prepositivas

Locuções são construções formadas por uma ou mais palavras que juntas assumem a função de determinada classe gramatical. Aquelas que desempenham o papel de preposição são chamadas de locuções prepositivas. “Ao lado de”, “por meio de”, “acerca de” são alguns exemplos famosos desse tipo de locução.

... Ler mais

O que não pode ser uma proposição

Não são proposições: 1) frases interrogativas: “Qual é o seu nome?” 2) frases exclamativas: “Que prova complicada!” 3) frases imperativas: “Fique calado.” 4) frases sem verbo: “O livro de receita.” Exemplos “x é maior que 2”; “x + y = 10”; “Z é a capital do Brasil”.

... Ler mais

O que não são preposições

Não são proposições: frases exclamativas, interrogativas, opinativas, as expressões de desejo, as expressões de sentimentos, as interjeições, orações imperativas, e aquelas que contenham variáveis (sentenças abertas).

... Ler mais

O que é proposição do texto

O que é Proposição: É todo conjunto de pensamento, que possa ser classificado como verdadeiro ou falso.

... Ler mais

Quais são os dígrafos que se separam

As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.

... Ler mais

Qual a diferença do dígrafo para o encontro consonantal

Nos dígrafos consonantais cada consoante perde o seu próprio som. O conjunto das duas letras representa um só fonema (som). Nos encontros consonantais cada consoante mantém o seu próprio som. Cada letra é pronunciada individualmente, representando um fonema (som) distinto.

... Ler mais

Qual a diferença entre dígrafo e encontro Vocalico

Enquanto o dígrafo vocálico representa um único som, o encontro vocálico representa mais de um som.

... Ler mais

Como identificar letras e fonemas

Fonema e Letra representam respetivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita). Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas (//). As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita.

... Ler mais

Qual o dígrafo da palavra cachorro

Temos na palavra "cachorro" os dígrafos ch e rr. O dígrafo é representado quando duas letras criam um único fonema. Em cachorro, observa-se que "ch" forma um fonema único na palavra.

... Ler mais

Qual é o dígrafo da palavra orelha

No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras orelha, salsicha, bilhete e campainha.

... Ler mais

Qual é o dígrafo de alguém

a fonética da palavra alguém o lg enquanto o natal mas o g1 é. dígrafo porquê porque a letra ou não é pronunciada.

... Ler mais

Qual é o dígrafo de nascer

Já em nascer, há um dígrafo, pois sc tem um som só: s.

... Ler mais

Qual é o dígrafo da palavra ninguém

O grafema <u> na palavra ninguém não se lê, logo, foneticamente, não é uma vogal oral. Não se lê o som do <u>, porque esta letra, neste contexto, não indica som, uma vez que <gu> antes de <e> e <i> é normalmente um dígrafo e representa apenas um som. A palavra ninguém tem, sim, um ditongo nasal decrescente: nin[gãj].

... Ler mais