Encontros Vocálicos
- papai (pa-pai)
- oi (a palavra "oi" não se separa)
- sabão (sa-bão)
Após ditongos, normalmente usa-se o “X”: Caixa, baixo, faixa, feixe, peixe, frouxo, ameixa, rouxinol, seixo, trouxa. Entretanto, há exceções, como a palavra caucho e seus derivados cauchal, recauchutar, recauchutagem.
... Ler maisVogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile.
... Ler maisPalavras de Introdução
A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.
... Ler maisO artigo científico deve ser escrito entre 5 e 13 páginas, completas, entre o resumo e a conclusão e com as páginas numeradas a partir da página do resumo.
... Ler mais1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
... Ler maisQuem pode publicar artigos? Já que os artigos científicos tratam do estudo e da análise de temas específicos, o mais habitual é que eles sejam escritos por especialistas no assunto. Então, comumente, vemos graduados, pós-graduados, mestres, doutores e pós-doutores desenvolvendo esse gênero científico.
... Ler maisEle deve ser um texto sucinto e relativamente breve que informe o leitor sobre a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas durante o processo de investigação ou na análise da questão.
... Ler maisOs artigos científicos mais comuns, mais encontrados na literatura quando fazemos buscas para pesquisa, são de cinco casos: Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso, Revisão Bibliométrica, Pesquisa Ação e Survey.
... Ler maisO desenvolvimento, por sua vez, é considerado pela ABNT NBR 14724 (2005, p. 6) como “a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto”.
... Ler mais7 – Advérbio de Dúvida: Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente. Locuções adverbiais: por ventura, por acaso (Celso Cunha coloca 'por acaso' entre as de modo).
... Ler maisPercebeu como as palavras grifadas modificam os sentidos dos verbos? Essa é função do advérbio! Essa função é tão evidente, que os advérbios podem transformar uma frase inteira. Nesses casos, estará no início ou no final da frase, de preferência separado por vírgula.
... Ler maisPor que – O advérbio em questão denota uma noção referente à causa: Por que não compareceram à aula? Queremos saber por que não compareceram à aula.
... Ler maisTalvez, possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, casualmente. O advérbio de dúvida serve para indicar incerteza, por exemplo: Provavelmente irei ao banco. Quiçá chova hoje.
... Ler maisO advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).
... Ler maisCaracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”.
... Ler maisAntes de tudo, memorize o seguinte: a palavra mau, é escrita com a letra u significa o contrário de bom. Por outro lado, a palavra mal, escrita com a letra l significa o contrário de bem.
... Ler maisPrimeiro: De hoje a três dias correrá o prazo. Faz-se menção ao futuro. Por isso, não cabe o há, que indica tempo passado. Vamos à segunda: A multa foi imposta há três dias.
... Ler mais