Qual é a letra que vem depois do ditongo?

Perguntado por: ecarvalho8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Após ditongos, normalmente usa-se o “X”: Caixa, baixo, faixa, feixe, peixe, frouxo, ameixa, rouxinol, seixo, trouxa. Entretanto, há exceções, como a palavra caucho e seus derivados cauchal, recauchutar, recauchutagem.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão).

O fenômeno que existe desde a passagem do latim clássico ao vulgar é resultado do desaparecimento da semivogal e permanência da vogal de um ditongo. Assim, palavras como caixa, peixe e touro se monotongam na oralidade e passam a ser pronunciadas como “caxa”, “pexe” e “toro”.

A alternativa D é a única alternativa que apresenta o encontro vocálico ditongo em todas as palavras: ca-be-lei-rei-ro, gê-nio, ti-re-oi-de.

Ditongo é um encontro vocálico, caracterizado pela união entre uma vogal e uma semivogal ou entre uma semivogal e uma vogal. Portanto, tanto a palavra “vitória” (“i” é semivogal, e “a” é vogal) quanto o vocábulo “coice” (“o” é vogal, e “i” é semivogal) apresentam um ditongo.

O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Ditongo é o encontro de duas vogais (Encontros Vocálicos) que pertencem à mesma sílaba e são pronunciadas numa só emissão de voz. Alguns exemplos de ditongo são: Beijo.

Atenção! Os ditongos e os tritongos não se separam, somente os hiatos.

Qual é a única palavra que não tem hiato? Pai é uma palavra com ditongo, porque a vogal e a semivogal ficam juntas. A palavra pai é um monossílabo, por isso, não se separa.

O encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes é conhecido como hiato.

Hiato e Ditongo
A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de);

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.