Quem pode escrever um artigo?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Quem pode publicar artigos? Já que os artigos científicos tratam do estudo e da análise de temas específicos, o mais habitual é que eles sejam escritos por especialistas no assunto. Então, comumente, vemos graduados, pós-graduados, mestres, doutores e pós-doutores desenvolvendo esse gênero científico.

O ponto de vista da terceira pessoa é geralmente usado em artigos científicos, mas, às vezes, o formato pode ser difícil. Nós usamos pronomes indefinidos para nos referirmos ao assunto, mas deve-se evitar usar a terminologia masculina ou feminina.

Publicar sozinho ou com coautores: qual o melhor? Tudo depende. Você pode publicar sozinho um material, porém, para isso, é necessário que o artigo atenda a todos os critérios mínimos para que possa ser publicado. É preciso que você compreenda quais são as etapas pelas quais um artigo passa até que seja aprovado.

Já o artigo científico é um trabalho monográfico apresentado de forma objetiva e sintética, pode ser o resultado de uma pesquisa independente ou acadêmica, ou seja, além de obedecer aos critérios da pesquisa para a elaboração e apresentação, é um texto que pode estar incluso no TCC ou mesmo fora dele.

Ao contrário do que possa parecer, a publicação em acesso aberto não tem custo zero, embora se proponha como mais econômica que às financiadas por assinaturas. Existem hoje vários modelos econômicos para tornar o AA viável e sustentável para os publicadores não comerciais e lucrativos no caso das editoras comerciais.

15 páginas

1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

A princípio, qualquer docente universitário está capacitado para orientar um trabalho de conclusão de curso. Porém, alguns têm mais familiaridade com investigação acadêmica, sendo, portanto, mais requisitados. Além disso, um dos papéis do orientador é apresentar uma bibliografia pertinente ao estudante.

Segundo a professora de redação Andréia Silveira Tavares, do Maximize, o uso da primeira pessoa do discurso em dissertações argumentativas, apesar de não ser indicado, não é proibido.

Existem artigos que são de 10 páginas, esses, é possível acabar em menos de 1 dia. Porém, existem outros que possuem 60 páginas e são bem mais demorados.

No caso de um elemento gráfico, as regras são as mesmas. Se você for inserir uma imagem de outro artigo de forma idêntica em seu material, sem qualquer tipo de adaptação, precisará realizar uma citação direta. Você atesta ao seu leitor que essa fonte específica não é sua.

Serão permitidos até quatro (4) autores por Artigo Científico.

As figuras aparecem no seu trabalho acadêmico quando você precisa ilustrar algo. E nesse sentido, elas podem ser ilustrações, fotografias, cenas de filmes, prints de websites, etc. Existem algumas regras específicas sobre como a imagem precisa ser apresentada no miolo do trabalho.