Quantos tipos O artigo tem?

Perguntado por: ngaspar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Os artigos científicos mais comuns, mais encontrados na literatura quando fazemos buscas para pesquisa, são de cinco casos: Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso, Revisão Bibliométrica, Pesquisa Ação e Survey.

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Em termos gerais, existe o artigo original e o artigo de revisão. Os outros “tipos” conhecidos são apenas subdivisões. Essa divisão foi feita pela NBR 6022, que objetiva estabelecer uma sistemática para a apresentação dos elementos que constituem o artigo.

São eles: artigo original, artigo de revisão e relato de caso.

Os artigos científicos são decorrentes dos trabalhos realizados na graduação e pós-graduação. No primeiro caso temos os trabalhos de conclusão de curso (TCC), enquanto que os demais englobam a dissertação de mestrado, tese de doutorado ou pós-doutoramento.

Assim, os artigos podem ser classificados como definidos ou indefinidos, variando em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural) de acordo com o termo que acompanham.

Artigos são palavras que vêm antes dos substantivos e servem para especificar ou generalizar o seu sentido. Os artigos podem ser definidos e indefinidos.

Os artigos subdividem-se em definidos e indefinidos: Artigos definidos – São aqueles usados para indicar seres determinados, expressos de forma individual, e são representados por: o, a, os, as.

Os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditos, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano. Por serem tão importantes, são encarados com absoluto ceticismo. O método mais comum é a descrição de um caso que demonstra uma nova teoria ou o debate sobre uma ideia inédita.

Elaboração de artigos teóricos
Um artigo teórico (como proposta ou como revisão) elaborado para ser apresentado à comunidade científica deverá ser algo mais que um resumo bem sistematizado do estado da arte de um assunto determinado.

Os artigos são classificados como "Definidos" quando determinam o substantivo de modo particular e preciso, ao passo que são "Indefinidos" quando determinam o substantivo de forma geral, vaga e imprecisa. Os artigos definidos são as palavras: o, a, os, as. Já os artigos indefinidos são: um, uma, uns, umas.

Existem vários tipos de artigos científicos, porém os mais comuns são: revisão bibliográfica. estudo de caso. revisão bibliométrica.

Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas.