Português

Como identificar figuras de linguagem em textos

Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.

... Ler mais

Qual é a figura de linguagem da frase minha boca e um cadeado seguro

Metáfora → A metáfora consiste em usar uma palavra ou expressão no lugar de outra, de modo a indicar semelhança. Por exemplo, se dizemos “Aquela menina é uma flor”, queremos dizer que ela é bela e delicada. Se uma pessoa diz “Minha boca é um cadeado”, significa que ela se considera muito boa em guardar segredos.

... Ler mais

Como fazer catacrese

Catacrese: é uma figura de palavra que ocorre quando, na falta de um termo específico para designar um conceito, utiliza-se outro por empréstimo a partir de alguma semelhança de conceito. Veja mais alguns exemplos: Todos embarcaram no trem. Serraram o pé da mesa.

... Ler mais

Qual a diferença de catacrese é metáfora

Enquanto a metáfora acontece por meio da comparação entre conceitos, a catacrese só acontece porque não há outra possibilidade de transmissão da mensagem sem que ocorra o empréstimo de outro termo. A prosopopeia consiste em estabelecer características humanas a objetos ou animais.

... Ler mais

Quais são as 54 figuras de linguagem

Ora vamos ver então quais as principais figuras gramaticais: imagem, comparação, interrogação, apóstrofe, prosopopeia, reticência, hipérbole, perífrase (todas de pensamento); elipse, anacolutia, anacoluto pleonástico, pleonasmo, anástrofe, zeugma, assíndeto (estas de sintaxe); metáfora, ironia, sinédoque, metonímia ( ...

... Ler mais

Qual a diferença entre perífrase é metonímia

A metonímia terá como intuito o emprego de um termo no lugar do outro, existindo afinidade entre ambos. Enquanto isso, a perífrase é uma forma de propor maior clareza com a adoção de termos conjuntos e similares.

... Ler mais

Quais são as figuras de linguagem de palavras

Entre os tipos de Figuras de Linguagem, as Figuras de Palavra são aquelas que estão associadas ao significado das palavras. Elas são classificadas em: catacrese, comparação, metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia.

... Ler mais

O que é a figura de linguagem eufemismo

Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, o eufemismo é utilizado quando queremos suavizar ou minimizar o efeito de uma palavra ou expressão mais grosseira ou que venha travestida por um certo tabu.

... Ler mais

O que é comparação metonímia

Comparação: relação de comparação entre dois ou mais termos, separados por conjunção. Metáfora: comparação implícita entre dois ou mais termos. Metonímia: substituição de um termo por outro equivalente.

... Ler mais

Quais são os dois tipos de linguagem

A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.

... Ler mais

O que é formal e informal exemplos

Linguagem formal: Estou muito atrasado. Linguagem informal: Caramba! Tô muito atrasado. No exemplo acima, a linguagem informal é caracterizada pelo uso da gíria "caramba", e também é exemplo do uso de expressões utilizadas oralmente, como o "tô".

... Ler mais

O que é uma língua erudita

A linguagem erudita implica conhecimento por ser um tanto preciosa e rebuscada, mas atualmente o seu uso quase que se restringe aos pesquisadores da linguagem e aos linguistas.

... Ler mais

É norma culta

A norma culta é o conjunto de regras e padrões linguísticos usados por falantes com alto nível de escolaridade. Considerada a variedade linguística de maior prestígio, é utilizada em documentos oficiais, artigos científicos, trabalhos acadêmicos, documento jurídicos,..

... Ler mais

Qual é a diferença entre formal e informal

A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais. Já a linguagem informal, ou coloquial, representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.

... Ler mais

O que é um texto formal ou informal

A principal diferença entre a linguagem formal e a informal está na preocupação com as normas gramaticais (norma culta) da língua: na formal, precisamos respeitar o uso correto do português, utilizando um vocabulário claro e diversificado; já na informal, podemos usar gírias, abreviações, interjeições, palavras ...

... Ler mais

Quais palavras demonstram o uso da linguagem informal

Utilização de gírias, palavrões, palavras inventadas, onomatopeias, gestos,…; Uso de palavras abreviadas ou contraídas: cê, pra, tá,…; Sujeita a variações regionais, culturais e sociais; Registro espontâneo e pouco prestigiado, por vezes incorreto e desleixado.

... Ler mais

São exemplos de expressões coloquiais exceto

São exemplos de expressões coloquiais, exceto: dar um duro no trabalho.

... Ler mais

Qual é a palavra que exprime emoções e sentimentos

Interjeição é usada para expressar sentimentos e emoções, tais como: medo, dor, desejo, surpresa e dúvida. Na escrita, ela é acompanhada do ponto de exclamação. As interjeições são usadas para expressar sentimentos e emoções.

... Ler mais

Quando se usa aí

Ai é uma interjeição que exprime dor ou alegria: – Ai, bati com o joelho na mesa. Aí é um advérbio que exprime o sentido de nesse lugar: – Estive aí há umas horas.

... Ler mais

Qual é a interjeição de coitado

Pena: Coitado!, Oh!, Pobre coitado!, Que pena!, etc. Saudação: Salve!, Ave!, Viva!, etc.

... Ler mais