Português

Quais são os 4 passos da leitura

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.

... Ler mais

O que é uma leitura interpretativa

Esta é a leitura mais complexa, porque é nela que o seu conhecimento de mundo, linguístico (aqueles relacionado à gramática) estarão presente. Nesta leitura, no que tange à gramática, é primordial que você saiba pontuação, crase e ambiguidade, por exemplo.

... Ler mais

Quais são os três níveis de compreensão

O papel das emoções na leitura está ligado aos três níveis básicos de leitura como: níveis sensorial, emocional e racional.

... Ler mais

Qual é a diferença entre compreender e entender

A palavra compreender, segundo o Dicionário Aurélio, significa perceber ou alcançar as intenções ou o sentido de algo, podendo ser sinônima da palavra entender. Entender, por sua vez, tem o significado de ouvir, perceber, saber. Na prática, pode-se dizer que uma pessoa pode entender um assunto, mas não compreendê-lo.

... Ler mais

Quais são os componentes da análise sintática

Os termos integrantes são três: complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva.

... Ler mais

O que é predicado na análise sintática

O predicado refere-se à informação dita sobre o sujeito, podendo ser verbal, nominal ou verbo-nominal.

... Ler mais

Para que serve a semântica

Semântica é a ciência que se dedica ao estudo do significado e a interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um específico contexto. A semântica é uma parte da gramática que se relaciona com outro campo da linguística, a sintaxe.

... Ler mais

Como saber se o narrador é onisciente

O narrador onisciente é aquele cujo foco narrativo é centrado na 3ª pessoa discursiva. Espécie de “deus” que tudo sabe e tudo vê, esse tipo de narrador sabe o passado, o presente e o futuro de cada personagem na narrativa, bem como seus pensamentos e estados emocionais.

... Ler mais

O que são fatos narrados

O narrador é a entidade que conta uma história. É uma das três pessoas em uma história, sendo os outros o autor e o leitor/espectador. O leitor e o autor habitam o mundo real. É a função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história.

... Ler mais

O que é fato para a ciência

Fato É uma observação empiricamente verificada. É a relação entre fatos ou a ordenação significativa desse fatos, consistindo em conceitos, classificações, correlações, generalizações, princípios, leis, regras, teoremas, axiomas, etc.

... Ler mais

O que é um fato científico

Áudio feito para o trabalho de matemática da professoara Madalena.

... Ler mais

O que é julgamento de fato

O juízo de fato é a tentativa do ser humano de dar um significado à realidade, de acordo com o modo como ele a percebe, e de uma forma mais concreta e menos “romantizada”. Por exemplo: “A neve é fria”, “O rapaz é alto”, “O caderno tem folhas”, “O oxigênio é um elemento químico”.

... Ler mais

Qual é a diferença entre verdade e veracidade para verdade é realidade

A veracidade é os resquícios que tornam uma premissa uma verdade, são as causas e o meio a qual se objetiva a verdade, são os pontos que fazem com que seja verdade. A realidade é o perceptível, ou tudo que existe, se afirma como sendo o que realmente exista independente da sua veracidade ou não.

... Ler mais

O que é um fato social normal

Os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Os fatos sociais normais são aqueles que decorrem do desenvolvimento da sociedade dentro de uma norma comum, de um padrão comum da vida que visa o aprimoramento dos indivíduos e a manutenção da coesão desses e da vida em sociedade.

... Ler mais

Qual é o hiato da palavra cair

– cai: cai (ditongo) ou ca–i (hiato).

... Ler mais

O que é um verbo de enunciação

Os verbos de enunciação ou dicendi são os verbos introdutórios da fala de terceiros. Eles são de extrema importância na construção de um discurso citado. Em casos de discurso direto, o verbo “disse” é o mais comum para introduzir a fala de um personagem.

... Ler mais

O que é narrador indireto

Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

... Ler mais

Como transformar uma narração em discurso direto

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

... Ler mais

Em que pessoa do discurso Os verbos são usados

O verbo flexiona em pessoa e em número, podendo ser: Pessoa: 1ª pessoa (a que fala), 2ª pessoa (aquela para quem se fala) ou 3ª pessoa (aquela de quem se fala ou aquilo de que se fala, quando esse assunto não for nem a 1ª nem a 2ª pessoa).

... Ler mais

O que é discurso indireto Wikipédia

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma a citar o nome de quem fez a fala ou fazer algum tipo de referência.

... Ler mais